quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A busca do consumidor por crédito em todo o país diminuiu 0,3% em 2013, na comparação com o mesmo período de 2012, de acordo com dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação mensal, em dezembro, a procura por crédito caiu 1,5%, descontados os efeitos sazonais.
O resultado, praticamente estável, já era esperado uma vez que os diversos indicadores econômicos, que avaliam a oferta de crédito pelo maior rigor na seletividade, apresentaram desaceleração do crescimento ao longo do ano. Pelo lado da demanda, a maior cautela do consumidor influenciou um ajuste no mercado de crédito e consumo, com a redução, por exemplo, da inadimplência e do ritmo de atividade do comércio.
Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, quando confrontados os resultados acumulados em 2013, contra 2012, o setor financeiro não apresentou variação, enquanto no setor não financeiro houve queda de 0,7%. A demanda por crédito diminuiu em instituições financeiras e não financeiras, respectivamente 0,7% e 2,1%, contra novembro de 2013, após os ajustes de sazonalidade.
Em 2012 contra 2011, a demanda do consumidor por crédito cresceu 7,2% para o indicador geral, 2% para o financeiro e 11,8% para o não financeiro.
                 Tabela 1 (resumo) - Demanda do Consumidor por Crédito
 
Acumulado 13/12
Dez13 / Dez12
Dez13 / Nov13 *
Geral
-0,3%
-3,0%
-1,5%
Financeiro
0,0%
0,3%
-0,7%
Não financeiro
-0,7%
-5,4%
-2,1%
 
Fonte: Boa Vista Serviços
* Séries dessazonalizadas
 
 






Nota metodológica
O indicador de demanda do consumidor por crédito da Boa Vista é obtido a partir do número de consultas efetuadas pelas empresas a uma amostra representativa de CPFs. Os dados são classificados como oriundos de empresas do setor financeiro e não financeiro, e corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries têm como ano base a média de 2010 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta notícia também está disponível no site da Boa Vista Serviços:

Nenhum comentário: