sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

AGAS

Torres recebe os cursos gratuitos
do Projeto Verão Agas 2014
Carreta da Agas segue itinerário com oficinas
O Projeto Verão Agas 2014 já mostrou sua força em Quintão e Cidreira, com quase 500 participantes em 12 oficinas nos dois municípios. A próxima praia a receber os cursos gratuitos será Torres, entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, semana que vem.

A média de público nas oficinas supera a de 2013. "É um processo de amadurecimento do projeto, já que neste ano ajustamos horários e as temáticas abordadas de acordo com as avaliações e demandas da edição passada", explica a coordenadora Angelita Garcia.

Em Torres, o veículo estará estacionado no pátio do Macromix Atacado. As inscrições para as oficinas são gratuitas, e podem ser efetuadas no local dos cursos e palestras. Informações complementares pelo telefone (51) 2118-5200, ou através do e-mail cursos@agas.com.br. Depois de Torres, a escola móvel irá a Capão Novo, com cursos de 5 a 8 de fevereiro. Confira a programação para Torres:
Supermercados gaúchos esperam
crescimento de 6% nas vendas de papelaria
Longo acredita em concentração das vendas em fevereiro
Cada vez mais presentes em lojas de pequeno e médio portes, os itens de papelaria vão alavancar um faturamento de R$ 50,8 milhões para os supermercados gaúchos entre os meses de janeiro e fevereiro. A informação é do presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, anunciando uma projeção de crescimento real de 6% nas vendas de volta às aulas, para o setor, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o dirigente, os supermercados do RS deverão superar as livrarias e papelarias, feiras, camelôs e lojas de R$ 1,99, pelo oitavo ano consecutivo, como local preferido de compras dos gaúchos de material escolar. De acordo com Longo, pelo menos metade dos produtos de papelaria deverão ser comprados, pelos consumidores, nas lojas do setor. "Os carros-chefes novamente serão os cadernos, sobretudo os licenciados com personagens infantis e atores do momento. Mas a Copa do Mundo é outra oportunidade que deverá ser bem explorada pela indústria", aposta o supermercadista. Cerca de 20% dos itens de volta às aulas vendidos deverão ser oriundos de fábricas gaúchas. "O cenário é positivo pela excelência da indústria gaúcha no setor de papelaria. Acreditamos que 70% da venda de material escolar será realizada em fevereiro", projeta Longo.

Conforme os dados coletados pela Agas junto aos supermercadistas gaúchos, os preços da seção de papelaria, neste ano, estão em média 8% superiores ao período em 2013, um pouco acima da inflação no período. "A alta do dólar encareceu os produtos importados, e o papel registrou uma alta média de 12% no acumulado de 2013", destaca o presidente da Associação.
Agas vai promover curso de libras
Reunião na sede da SMACIS
definiu realização de projeto
O Departamento de Capacitação da Agas vai lançar, em 2014, mais um projeto inédito no setor varejista brasileiro: trata-se de um curso de libras, com data a ser definida, que capacitará gestores de RH do varejo a se comunicarem através da linguagem dos sinais.

Serão seis meses de aulas com um encontro presencial mensal, e os participantes do projeto vão virar multiplicadores em suas empresas, qualificando mais profissionais do setor com o curso de libras. "Oferecemos 50 bolsas totalmente grátis neste curso, preparando o setor supermercadista gaúcho para a comunicação com pessoas com deficiência auditiva", explica Angelita Garcia, coordenadora de capacitação da Agas.

A concretização do projeto foi definida em reunião, nesta semana, na sede da Secretaria Municipal de Acessibilidade (SMACIS), em que participaram Angelita, o secretário Raul Cohen e outros profissionais das duas entidades.
Inscrições para o curso superior
encerram dia 7 de fevereiro
Curso de cinco semestres demandará apenas uma aula presencial por mês
Disposta a formar uma das maiores e mais participativas turmas da história do curso superior de Gestão em Supermercados, a Agas ampliou, junto à Universidade de Caxias do Sul (UCS), o prazo de inscrições para a próxima turma do projeto até o dia 7 de fevereiro.

A prova para os inscritos ocorrerá dia 15 de fevereiro, e até o momento 25 alunos já se matricularam. O início das aulas para os aprovados no processo seletivo deverá ocorrer em março, e o curso tem duração de dois anos e meio - com aulas pela internet e apenas um encontro presencial por mês.

O curso superior de Gestão em Supermercados é um dos pioneiros no segmento no País, e garante diploma superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Mais informações em www.agas.com.br, ou pelo telefone (51) 2118-5200.
GES Porto Alegre começa em março
GES vai formar pelo menos mais três turmas em 2014
Outro reconhecido projeto da Agas na área de capacitação é o GES, curso de Gestão em Supermercados realizado semanalmente, durante seis meses, para capacitar diretores, chefes de lojas e administradores em geral de supermercados.

O projeto alcançou a marca de mais de 600 gestores capacitados em sete anos, e em 2013 houve recorde: foram seis turmas, em cinco cidades distintas do Rio Grande do Sul. "Nossa ideia é manter a turma de Porto Alegre, uma turma do Sebrae/RS para micro e pequenos empresários, e uma terceira no Interior", comenta o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

O GES da Capital deverá iniciar em março, com encontros na sede da entidade. As inscrições e mais informações para o curso estão disponíveis pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do e-mail ges@agas.com.br.
Agas questiona leis que limitam carga
e descarga nas empresas
De volta da América do Norte, onde participou da NRF - maior feira de varejo do mundo -, o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, desembarcou no RS com anotações sobre soluções de tecnologia e logísticas que poderiam otimizar a operação do setor supermercadista no Estado. O que mais chamou a atenção do dirigente, entretanto, passou longe da feira de negócios: segundo Longo, nas grandes metrópoles, a legislação de trânsito prioriza a carga e descarga de produtos nas proximidades dos comércios.

O alerta do supermercadista é contra as legislações municipais que vêm sendo implantadas em algumas das principais cidades gaúchas no sentido de restringir a circulação de caminhões e limitar horários para o abastecimento das lojas. "Estas proposições são um retrocesso e vão contra a modernidade, já que ameaçam a continuidade dos comércios nos grandes centros. Sem comércio não há prosperidade", afirma o presidente.

Segundo ele, em metrópoles como Nova Iorque e Toronto, as carretas trafegam livremente para abastecer lojas e supermercados. "Quem está trabalhando precisa ter prioridade. Não bastassem os entraves logísticos, a frota defasada e as péssimas condições das nossas estradas, algumas câmaras municipais têm incluído mais este ingrediente restritivo que dificulta o abastecimento de produtos, muitas vezes perecíveis que precisam vir de outros estados", pondera Longo.
"A construção de uma marca forte"
é capa da Revista Agas 311
Publicação traz a cobertura do Carrinho Agas 2013
A Revista Agas 311 já chegou aos seus dez mil destinatários de todo o Brasil trazendo, em destaque, uma matéria sobre marketing: a reportagem de capa da publicação traz, em janeiro, dicas sobre como construir uma marca forte.

O veículo tem ainda uma cobertura completa do Carrinho Agas 2013, realizado em dezembro na Casa NTX, na Capital. Outros destaques são uma matéria sobre como potencializar a venda de sorvetes e uma entrevista com o Homem Público do Ano eleito pelo setor supermercadista gaúcho, o ex-ministro do Supremo, Paulo Brossard.

A Revista Agas 311 está disponível na íntegra na versão online, no site www.agas.com.br/revista/?311. Saiba como anunciar nas próximas edições pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do e-mail comercial@agas.com.br.
Soy Teen é aposta da Latco Alimentos no segmento
de bebidas produzidas a base de soja
Comercializado nas versões original, original light, e nos sabores laranja, maçã, maracujá, pêssego, uva e o mix laranja+pêssego, o Soy Teen é a aposta da Latco Alimentos para o segmento de bebidas produzidas a base de soja.

Disponível em embalagens de 1 litro, Soy Teen é uma bebida leve, saborosa e saudável, que pode ser consumida sem restrições ao longo do dia, sendo um delicioso acompanhamento tanto para o café da manhã quanto para as demais refeições.

A versão original pode ser utilizada nas dietas de pessoas intolerantes à lactose, além de ser fonte de vitamina A e rica em vitamina D. O produto pode ser encontrado no varejo e em diversas redes supermercadistas do Brasil.
Aurora registra 60% de aumento no
valor das exportações em 2013
A Vinícola Aurora contabiliza aumento significativo no valor de suas exportações em 2013: 60% a mais em relação a 2012, com a venda de vinhos com maior valor agregado, resultado de um intenso e sistemático trabalho de marca feito nos principais mercados mundiais.

Em 2013, a Aurora faturou US$ 1 milhão com suas exportações. Além disso, o ano foi marcado pela conquista de quatro novos mercados: Alemanha, Hong Kong, China e Bélgica. Foram exportadas pela Aurora no ano passado o total de 383.335 garrafas, a maioria de vinhos tintos, brancos e espumantes das marcas Aurora e Brazilian Soul. Entre os espumantes, destaque para o Moscatel (em mercados como EUA e Reino Unido), que em novembro recebeu 90 pontos e destaque na Revista britânica Decanter e, em dezembro, foi novamente destaque nesta que é uma das mais importantes publicações especializadas em vinhos do mundo. Do total exportado em 2013, 19% foram para a Ásia, 19% para os Estados Unidos e 44% para a Europa.

O grande boom ocorreu em dezembro, mês em que a Aurora bateu recorde de exportações, com 115.000 garrafas vendidas para sete países: Japão, Reino Unido, Holanda, EUA, Alemanha, Dinamarca e Paraguai. A linha de vinhos finos Brazilian Soul, para exportação, foi lançada na Alemanha em março de 2013, na Prowein, a maior feira de vinhos do mundo, no stand do maior distribuidor de bebidas daquele país. Os vinhos Brazilian Soul já estão presentes em todo o território alemão, nas mais importantes redes de varejo. Nos meses seguintes, a linha teve lançamentos na Bélgica e na Holanda.
Fritz & Frida renova parceria com Operação Golfinho
A Fritz & Frida, em parceria com a Operação Golfinho da Brigada Militar, irá distribuir até o início de março mais de 100 mil pulseiras para identificação de crianças nas praias gaúchas.

Este é o 9º ano consecutivo que a marca é parceira da ação, que nesta temporada contará com mais de 2,4 mil policiais militares e bombeiros atuando como salva-vidas em balneários e praias do litoral Norte e Sul do Estado.

Além da distribuição das pulseiras, que apresentam espaço para o nome da criança e o telefone de um responsável, a Fritz & Frida também patrocina os uniformes da equipe de apoio da Operação Golfinho e a distribuição de guarda-sóis e cadeiras de praia utilizados durante a ação.
Mili lança edição especial Torcida Brasileira
A Mili, uma das maiores fabricantes brasileiras no segmento de higiene e limpeza, lança uma edição especial de dois de seus campões de vendas, chamada Torcida Brasileira.

As toalhas de papel Mili e o papel higiênico Mili Bianco - com 12 rolos de 60m - começam a circular esta semana com nova embalagem. Esta edição especial estará disponível por tempo limitado.

Fundada em 1983, a Mili é uma das maiores fabricantes brasileiras no segmento de higiene e limpeza. Em 2013 o papel higiênico Mili foi apontado como o mais vendido do país entre os papéis de folha simples, segundo pesquisa Nielsen publicada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Nacional para de vender pela internet
A rede supermercadista Nacional anunciou a interrupção de suas vendas pela internet.

Desde 2003, a rede gaúcha permitia a compra de produtos pelo site e entregava na casa dos clientes, com a cobrança de uma taxa pelo serviço. O serviço foi encerrado em 31 de dezembro, e abrangia clientes de Porto Alegre, Região Metropolitana e algumas cidades do interior.

Em seu comunicado oficial, o Walmart informa que o motivo é "concentrar esforços em oferecer a melhor experiência de compra e preços baixos todos os dias em suas 64 lojas físicas".
Sabores tradicionais da Germani agora em 30g
A Germani acaba de apresentar as novas versões dos petiscos salgados Mignon e Suzi Crock, que agora chegam em embalagens práticas de 30g.

Sob o apelo "Mini embalagem com grande sabor!", a Germani agrega opções de lanches ideais para qualquer hora do dia ao portfólio: o tradicional Mignon, leve e saboroso, e o biscoito Suzi Crock, mais crocante.

As embalagens mantêm traços característicos dos produtos em maior gramatura da marca, como o tradicional campo de trigo em segundo plano, a flâmula em destaque na parte superior e a tigela com os biscoitos em primeiro plano. A Germani entra no mercado de produtos em menor gramatura e oferece opções de fácil manuseio aos consumidores que buscam por praticidade.
Regispel chega a 30 anos de atuação
Em 30 anos de atividades, a Regispel já converteu milhões de toneladas de papel em bobinas para atender com agilidade às necessidades do mercado de automação comercial e bancária.

Atualmente, a empresa é certificada pelo sistema ISO90001-2008. Com este conceito, produz sua linha de suprimentos para equipamentos de autoatendimento, etiqueta adesiva, tags, bobinas impressas para coletores de dados com impressão simultânea, ingressos e tickets, além de oferecer todo suporte ao desenvolvimento tecnológico do setor, estimulando o crescimento do mercado de automação comercial e bancária do Brasil.

A empresa também tem, em sua linha de suprimentos, produtos certificados FSC e Cerflor, garantindo que a celulose utilizada na produção dos papeis é de origem controlada e de proveniente de reflorestamento. Saiba mais pelo telefone (11) 4646-8300.
Curtas
Jantando com a Agas - A Companhia Cacique (Café Pelé) voltará a prestigiar o Jantando com a Agas em 2013. A empresa confirmou, nesta semana, a renovação de uma das cotas de patrocínio do evento.

Walmart - A temporada de volta às aulas do Big, que segue até a segunda quinzena de fevereiro, coloca à disposição do consumidor mais de 500 itens - um aumento de 10% na comparação com a variedade da papelaria no restante do ano. Este período é responsável por concentrar 25% do total das vendas anual da categoria.
 
AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados
Rua Dona Margarida, 320
Telefone (51) 2118-5200
CEP 90240-610 Porto Alegre / RS
agas@agas.com.br - www.agas.com.br
Presidência: Antônio Cesa Longo.
Vice-Presidência: Ademar Cappellari, Augusto de Césaro, Cláudio Zaffari, José Humberto Tischler, Sérgio Zaffari.
Diretoria: Ademir Gasparetto, Ana Saling, Antônio Alberto Righi, Antonio Ortiz Romacho, Cláudio Schwerz, Eduardo Cidade, Ezequiel Stein, Jairo Libraga, José Reni M. dos Santos, Lindonor Peruzzo, Luiz Fábio Jordão Martinelli Filho, Manoel Ademir Pereira, Paulo Pfitscher, Pedro Jacó Schneider, Ugo Dalpiaz.
Conselho Fiscal: Cesion do Nascimento Pereira, Cláudio Ernani Neves, Luiz Carlos Carvalho, Luiz Ottonelli, Olírio Bortolon, Santo Assis Beltrame.
AGAS Jovem - Presidência: Caroline Righi.
Gerência Executiva: Francisco Miguel Schmidt.
Assessoria de Imprensa e Jornalista Responsável: Francisco Brust.
Departamento de Marketing e Eventos: Flávia Ferreira, Gabriel Xerxenesky, Juliane Redin.
Departamento Comercial: Samantha Guerra, Tiovana Bencke.
Departamento Jurídico: Edina Fassini.
Departamento de Capacitação: Angelita Garcia, Fábio Gomes, Leandro Corrêa, Leandro dos Santos, Luciano Louzada.
Departamento de Cadastro: Patrícia Melo.
Departamento Administrativo e Financeiro: Luciana Ost, Tatiane Pires.
Recepção: Rosana Poll.
Mídias Sociais: Fabiano Scheck Ferraz.

Nenhum comentário: