terça-feira, 1 de outubro de 2013

Equipe brasileira ganhou em todas as categorias. A modalidade foi criada em 2005 pelos professores Décio Calegari, Irinaeus Gorla e José Ricardo Alexandre Carminato
O Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas foi realizado na última semana, no Ginásio Tarumã, em Curitiba (PR), e contou com a participação da Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela.
A competição foi disputada pelo sistema de pontos corridos e é divida em categorias. Há a versão com sete atletas, que conta com as categorias masculina e mista, e com quatro jogadores, dividida nas categorias masculina A, masculina B, feminina e mista.
A modalidade foi criada em 2005 pelos professores brasileiros Décio Roberto Calegari, Irinaeus Gorla e José Ricardo Alexandre Carminato e a proposta é organizar a competição a cada dois anos. “Inclusive, a próxima, em 2015, está prevista para ser realizada na Austrália", afirmou o presidente da Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas, Décio Roberto Calegari.
Resultados
Pela categoria quatro A masculina, o Brasil somou 15 pontos, três a mais que o segundo colocado, o Chile. Pelo quatro B masculino, fez 12, enquanto o segundo lugar, a Argentina, somou 9. Entre as mulheres, conquistou 12, o dobro do vice-campeão, que foram as chilenas. No misto, fez seis, enquanto o Chile, três.
Na categoria com sete atletas masculino A, o Brasil somou seis pontos, três a mais que o segundo colocado, a Argentina. Pelo masculino B, conquistou nove, enquanto a Bolívia, que ficou o vice, fez seis. Pelo misto, ficou com seis e o Chile, segundo lugar, três.
Na avaliação de Décio, a competição foi um sucesso. "Foi um evento maravilhoso, em que todos saíram muito felizes e satisfeitos. Os resultados do Brasil são uma demonstração clara da qualidade do nosso handebol e do trabalho que estamos desenvolvendo. Gostaria de enaltecer o apoio da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), do Ministério do Esporte e da Secretaria de Esporte do Paraná para que fosse possível a realização desse evento", disse.
Fonte:
Ministério do Esporte

Nenhum comentário: