sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Com lançamento previsto para 2015, empresa apresenta 1º MicroSatélite Multimissão Militar
O primeiro MicroSatélite Multimissão Militar (MMM1), da AEL Sistemas, e as novas instalações para ampliação de laboratórios dedicados ao desenvolvimento de microsatélites foram apresentados na manhã desta sexta-feria (04), ao governador Tarso Genro, em Porto Alegre. A produção do MMM1 deve se iniciar até o final de 2014, com previsão de lançamento para dezembro de 2015. O investimento total é de R$ 43 milhões e está sendo disputado a partir do edital Inova Aerodefesa, da Agência Brasileira de Inovação - Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O chefe do Executivo destacou a satisfação pessoal em acolher o investimento que, conforme ele, tem uma qualidade tecnológica excepcional. "Este trabalho exige estudo do nosso Governo, a partir da política de desenvolvimento econômico e industrial. O Rio Grande do Sul se orgulha e é parceiro tecnológico deste empreendimento, por que queremos que nosso Estado seja constituído de um Polo Espacial de referência para a América Latina, e também para que o nosso País seja cada vez mais justo e solidário", disse. O satélite do Polo Espacial Gaúcho terá tecnologia 100% nacional.

Conforme o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Ivan de Pellegrin, temos a oportunidade de vivenciar mudanças na segurança. "Temos mão de obra nacional liderada por tecnologias também desenvolvidas aqui. Estamos avançando no setor que possui uma política afinada com o desenvolvimento industrial do Estado".

O diretor de tecnologia da AEL, Marcos Arend, disse que a empresa propõe um segmento de alta tecnologia devido a demanda do País em termo de segurança nacional. "Faremos isso através de uma parceria estratégica e inovadora entre Estado e várias instituições de ensino". O vice presidente da AEL, Vitor Neves, ressaltou que a inauguração da unidade representa o estabelecimento de um Centro de Referência de Alta Tecnologia para o Brasil, fortalecendo a mão de obra brasileira, em especial do Polo Espacial Gaúcho.

A secretária adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ghissia Houser, ressaltou que este é um espaço de grandes oportunidades para o Estado. "O sonho do Polo Espacial foi uma semente para o reforço das cadeias produtivas que surgem a partir do conhecimento gaúcho. Amadurecemos o projeto e assinamos, durante missão de Governo realizada em Israel, a parceria de desenvolvimento desta área no Estado", disse.

A AEL é uma empresa gaúcha que há 30 anos dedica-se ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de sistemas eletrônicos militares e espaciais, para aplicações em plataformas aéreas, marítimas e terrestres.

Texto: Daiane Roldão
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário: