segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O calor excessivo é um dos grandes inimigos das plantas, principalmente no Rio Grande do Sul, que tem o tempo muito seco nesse período do ano. O fundador da Quinta da Estância, Lucídio Goelzer, dá algumas dicas para manter o jardim saudável e enfrentar as altas temperaturas dos próximos meses.
ÁguaÉ fundamental aumentar a quantidade de água para as plantas no verão. Com o calor, elas consomem mais líquido e exigem as regas com mais frequência. O ideal é regar duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra a noite. O mesmo ocorre com a adubação, responsável pelo fortalecimento das raízes. Para as plantas localizadas em interiores, a dica é borrifar água nas folhagens. Lembrando que a temperatura deve ser ambiente, nunca gelada ou quente.
PodaAs doenças costumam aparecer no verão e o segredo para manter as plantas saudáveis é deixá-las em ambiente que tenha corrente de ar. No caso das folhagens de apartamento, deixe-as perto das janelas. Pratique regularmente a poda, removendo folhas e flores murchas. Se a praga já tiver instalada, será necessário remover as partes doentes. Em último caso, você precisará de produtos químicos, sempre recomendados por algum especialista, pois esses são tóxicos e devem ser aplicados de acordo com as instruções do fabricante.
VasosOs vasos merecem atenção mais especial e exigem a imersão em água pelo menos uma vez por mês. A dica é mergulhar o vaso em um recipiente com água por dois ou três minutos.
GramaNas casas de praia ou jardins da cidade, o cuidado também é intenso. É recomendável cortar e aparar a grama, retirando os ramos que atrapalham a circulação do ar.
Sobre a Quinta da EstânciaFundada em 1992, a Quinta da Estância é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 350 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria a reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.

Nenhum comentário: