segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Governador entrega viaturas e reafirma a qualidade da segurança pública no Estado
Foto destaque

O governador Tarso Genro entregou nesta segunda-feira (17), em frente ao Palácio Piratini, mais de 40 viaturas para o Instituto Geral de Perícias (IGP) e para o Batalhão de Operações Especiais (BOE). Somente para as viaturas do IGP, o investimento total é de R$ 555,5 mil, e do BOE é de R$ 3 milhões. As viaturas devem servir como reforço para as atividades desenvolvidas pelas coordenadorias regionais do IGP nas áreas de fronteira e para o transporte de detentos pelo batalhão.

Durante a entrega, o chefe do Executivo falou sobre a recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria que indica o Rio Grande do Sul como o local onde as pessoas tem a menor preocupação com a qualidade da segurança pública. "Apenas 22% da hierarquia de preocupações da população do Estado é com segurança pública. Isso não significa que todas as questões de segurança estão resolvidas, mas que o Estado que está encaminhando com propriedade e responsabilidade estas questões é o Rio Grande do Sul", afirmou.

"Esta pesquisa independente enche de orgulho o Rio Grande do Sul, demonstrando a qualidade do trabalho que estas mulheres e homens da segurança pública estão fazendo", disse Tarso. Confira pesquisa completa no site da CNI.



Para o comandante geral da Brigada Militar, coronel Fabio Duarte, as viaturas são uma importante aquisição que reforçam a segurança pública: "São veículos das Patrulhas Tático Móveis, de atividades específicas nas comunidades, fazendo abordagens criteriosas e privilegiando a segurança da população como um todo".

"Estamos trabalhando para qualificar tecnologicamente as polícias do Rio Grande do Sul, servindo para a proteção da comunidade e turistas, mas, independentemente da Copa, nós compraríamos as viaturas para substituir as ultrapassadas. O que queremos na segurança pública é ser o personagem mais discreto do evento: quanto menos falarem em nós, melhor será a nossa ação na Copa do Mundo", afirmou o secretário da Segurança, Airton Michels.

O IGP recebeu onze viaturas do modelo Renault Duster, adquiridas a partir do programa de reaparelhamento dos órgãos estaduais de Segurança Pública no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras, EnafronII. Os municípios de Bagé, Rio Grande, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Itaqui, Santa Rosa, São Borja, Três Passos e Uruguaiana recebem as viaturas.

Novas viaturas do BOE Foram entregues 30 viaturas para o Batalhão de Operações Especiais. As caminhonetes Chevrolet S10 estão equipadas para o transporte de presos e serão distribuídas entre os batalhões de Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo. Os veículos foram adquiridos através do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinvest), do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Texto: Daiane Roldão da Silva
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

Nenhum comentário: