segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Aumento da temperatura, derretimento das calotas polares, aquecimento global, efeito estufa e rudes mudanças climáticas são algumas das consequências da emissão de gases poluentes como é o caso do monóxido de carbono. “Além do meio ambiente ser brutalmente prejudicado, temos algumas problemáticas sérias que implicam diretamente na saúde das pessoas. O efeito estufa, por exemplo, aumenta consideravelmente os danos decorrentes dos poluentes”, diz Rafael Goelzer, diretor da Quinta da Estância. Esses gases são perigosos e prejudicam a respiração das pessoas que vivem nas grandes cidades.
Além disso, as mudanças climáticas afetam os cursos naturais das correntes, provocando a morte de milhares de animais marinhos. A produção de alimentos agrícolas também é afetada, gerando prejuízo a muitas famílias brasileiras. “Os prejuízos são imensos em todas as áreas da nossa vida e Influenciam no presente e no futuro dos nossos filhos e netos”, alerta. Goelzer explica que é possível amenizar essas consequências com uma atitude simples: conscientização e atitudes frente a este novo desafio.
É exatamente essa a palavra que norteia todo o trabalho da Quinta da Estância, que há quase 22 anos não poupa esforços para ajudar o planeta. Todas as ações são baseadas na preservação da natureza. Por esse motivo a Quinta foi a 1ª Fazenda de Turismo Rural Carbon Free do Brasil (livre de carbono). Além disso, também é o único empreendimento turístico do país signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
O projeto de neutralização de carbono “sequestra” o gás carbônico gerado pela Fazenda e por seus visitantes por meio de plantio de árvores nativas. “O dióxido de carbono liberado por cada evento, desde o transporte até a Quinta da Estância, passando pelos gastos com energia elétrica, gás de cozinha, carvão, entre outros, é neutralizado”, explica.
Em 2013, a Quinta recebeu o I Prêmio Inovação do Turismo do RS, promovido pela Secretaria do Turismo do RS. A Fazenda também integra o Caring for Climate, grupo de 350 empresas do mundo que desenvolvem ações no combate às mudanças climáticas também idealizado pela ONU. Ao longo dos anos, várias comitivas de outros países foram reconhecer as práticas da Fazenda, que está sempre desenvolvendo ações e parcerias para ampliar o número de pessoas envolvidas na causa da sustentabilidade.
Sobre a Quinta da Estância
Fundada em 1992, a Quinta da Estância é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 350 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria a reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.



Informações para a imprensa:
Núcleo de Atendimento Enfato
Coordenação Geral: Reinaldo Fontes
reinaldo@enfato.com.br  – (51) 8118.1501
Coordenação: Juliana Farias –
juliana.farias@enfato.com.br - (51) 8118.1502
Atendimento: Adriana Dall’Agnol –
adriana@enfato.com.br
Direção: Raquel Boechat – raquel@enfato.com.br - (51) 8121.7061
Enfato Multicomunicação
(51) 30.261.261
www.enfato.com.br
Empresa filiada à Abracom

Nenhum comentário: