Trabalhadores que ainda podem sacar o abono do PIS/Pasep recebem cartas
Tem direito ao benefício trabalhadores com carteira assinada que ganharam até 2 salários mínimos em 2011
Os trabalhadores quem têm direito a receber o Abono Salarial PIS/Pasep e que ainda não sacaram o benefício começam a receber, neste mês, uma correspondência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), alertando para que se dirijam a uma agência da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do Pasep, para efetuarem o saque no valor de R$ 678,00.
O Abono Salarial do exercício 2012-2013 ainda não foi sacado por mais de 1,9 milhão de trabalhadores, segundo balanço apresentado até dezembro 2012. O ministério, que é responsável pela política de pagamento do benefício, informa que o abono salarial já foi pago a 18,8 milhões de pessoas, uma taxa de cobertura de 90,8% em relação ao total de trabalhadores identificados para o exercício.
O Sudeste é a região onde se concentra o maior número de trabalhadores que ainda não sacou o benefício, com 983,7 mil pessoas; seguido pelo Sul, com 319,2 mil; Nordeste, com 281,9 mil; Centro-Oeste, com 186,1 mil; e Norte, com 133,2 mil.
Quem tem direito ao benefício
Os trabalhadores inscritos no PIS, que tiverem o Cartão do Cidadão com senha cadastrada, também podem fazer o saque em lotéricas, terminais de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou Pasep.
- Saiba mais sobre o PIS/Pasep na página especial do Portal Brasil
- Pagamento do PIS dos anos 2012/2013 começa a ser depositado
- Abono salarial já foi sacado por 16 milhões de trabalhadores
- Começa prazo para empresas fornecerem informações sobre empregados
Programa de Integração Social
Os fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são constituídos com a arrecadação das contribuições dos trabalhadores.
O PIS Promove a integração do empregado com a empresa privada em que trabalha. Com o número de inscrição no PIS em mãos, o cidadão pode realizar consultas e saques dos benefícios sociais administrados pela Caixa Econômica Federal.
Fonte:
Portal PlanaltoMinistério do Trabalho e Emprego
Nenhum comentário:
Postar um comentário