quarta-feira, 23 de abril de 2014

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou, nesta quarta-feira (23), em São Paulo, da cerimônia de abertura da WTM Latin America, um dos principais eventos mundiais do setor de viagens e turismo, realizado junto com o 41º Encontro Comercial Braztoa. Em seu discurso, ressaltou a importância do turismo de negócios e do fortalecimento dos elos do setor para iniciar um novo ciclo do turismo, com mais ênfase na competitividade e na internacionalização.
"O mundo mudou, o Brasil mudou e precisamos entender quem é esse novo turista, capaz de fazer sozinho as suas escolhas e ajudar os outros a fazer o mesmo usando plataformas tecnológicas", disse Lages.
Depois da abertura da WTM, o ministro segue para a inauguração da Casa Argentina. A tarde o ministro lançará, no mezanino da WTM, a segunda etapa do Viaja Mais Melhor Idade. Serão assinados acordos de cooperação com entidades representativas de meios de hospedagem, com o objetivo de ampliar as ofertas do programa que oferece produtos e serviços relacionados a viagens para idosos, especialmente para o período de baixa temporada.
O Viaja Mais é um reforço ao mercado doméstico de turismo, que responde por 85% da receita do setor no país. Hoje o Brasil tem o 6º PIB de turismo do planeta e responde por 3,7% do PIB nacional (IBGE), gerando 2,9 milhões de empregos diretos. No ano passado, os brasileiros realizaram mais de 250,6 milhões de viagens pelo país, 19 milhões a mais do que no ano anterior.
O estande do Ministério do Turismo irá divulgar programas como o SBClass, o sistema oficial do governo de classificação dos meios de hospedagem; o Cadastur, o cadastro dos prestadores de serviços turísticos; além do programa de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes no turismo.
A feira também trata de debates como o apoio da internet aos negócios, as tendências de mercado e as novidades em turismo responsável. A WTM ainda será palco da solenidade de fundação da Associação Brasileira de Ilhas Turísticas, segmento que ganha força e representatividade com o agrupamento.
É a segunda vez que a WTM Latin America é trazida ao Brasil. Nesta edição serão 1.300 expositores de 60 países. O evento acontece em São Paulo, de 23 a 25 de abril, no Transamerica Expo Center. A feira reforça a vocação de São Paulo como destino de negócios, segmento que atraiu mais de 25% de estrangeiros que visitaram o país em 2012.
Hoje o Brasil é o sétimo colocado na captação de eventos internacionais no ranking da ICCA, sigla de International Congress & Convention Association. Perde somente para economias robustas como os Estados Unidos, a Alemanha e o Reino Unido e destinos consagrados como a Espanha, a Itália e a França.

Nenhum comentário: