terça-feira, 8 de abril de 2014

Hoje, 08 de abril, é o Dia Nacional do Braille, um sistema de leitura e escrita que facilita a inclusão de pessoas cegas, por exemplo. Mas há outras perguntas que são feitas, muitas vezes, em silêncio, mas que se fossem respondidas poderiam garantir a inclusão de muitas pessoas. Entre elas estão:

- O que o braille tem a ver com meu estabelecimento?
- Como posso atender melhor os meus consumidores com deficiência visual?
- Como diminuir barreiras atitudinais? O que é isso?
- Cumprir a Lei de Cotas é apenas contratar pessoas com deficiência?
- Audiodescrição, é isso que permite que pessoas com deficiência visual assistam a filmes?
- Como garantir acessibilidade no meu espaço, local de trabalho?

No Brasil, segundo o IBGE, são 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Este é um público que também consome produtos, quer trabalhar, circula por meios culturais e devem ter recursos a seu favor. Com a deia de tornar a inclusão um conceito real, a Fundação Dorina vai à Reatech 2014 e levará Soluções em Acessibilidade para ressaltar que a sociedade pode colaborar com a inclusão.

O que pode ser feito? Cardápios e manuais em braille; audiodescrição de espaços, reuniões, programação de TV e cinema, comerciais; profissionalização e capacitação nos espaços laborais; recrutamento de pessoas com deficiência visual; sensibilização para atendimentos em geral (garçons, vendedores); consultorias sobre arquitetura acessível; cartões de visita, entre outros.

Nenhum comentário: