Dados
inéditos da Serasa Experian e Data Popular revelam faces da classe média, que movimenta
58% do crédito e injeta R$ 1 trilhão na economia
Parceria
permitirá às empresas, gestores de políticas públicas e agências de marketing
conhecer os diferentes perfis da classe C para direcionar ações e produtos
São Paulo,
18 de fevereiro de 2014 – Serasa
Experian e Data Popular anunciaram hoje parceria que levou à criação do mais
completo estudo já realizado no Brasil sobre a classe C: Faces da Classe Média.
O levantamento é um retrato acurado dos perfis que compões a classe média do
Brasil, que vai permitir que empresas, agências e profissionais de marketing, estudiosos
e gestores de políticas públicas tenham dados para traçar estratégias,
desenvolver serviços e produtos e falar a mesma língua do seu público-alvo.
Nos últimos anos, o Brasil tem passado por uma das mais profundas
mudanças de sua história. A pirâmide de classes econômicas se transformou em
losango com o crescimento da classe média. Hoje, a classe C, como também é
conhecida, é composta por cerca de 108 milhões de pessoas que gastaram mais de
R$ 1,17 trilhão em 2013 e que movimentaram 58% do crédito no Brasil.
Hoje, a classe média está mais concentrada na região Sudeste do
Brasil, com 43%, seguida de Nordeste (26%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e
Norte (8%). Para se ter uma ideia, se a classe C formasse um país, seria o 12º
em população, com mais habitantes que a Alemanha, o Egito e a França, e a 18ª
nação do mundo em consumo, podendo pertencer ao G20. Em 2014, pretende consumir
8,5 milhões de viagens nacionais, 6,7 milhões de aparelhos de TV, 4,8 milhões
de geladeiras e 4,5 milhões de tablets, como mostra a tabela abaixo. Mesmo
assim, ainda é vista pela maioria das empresas como uma massa única e homogênea.
Segundo Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular “a classe média
deixou de ser um segmento de mercado e para a maioria das categorias se tornou
o principal público consumidor. Entender as várias faces deste público é
fundamental para que empresas e o poder público desenvolvam estratégias mais
eficientes de marketing e comunicação, afinal estamos falando de mais de 100
milhões de pessoas”.
Para dar suporte na definição do alvo e das estratégias de
políticas públicas e ações das empresas, a Serasa Experian, líder mundial em serviços de
informação, e o Instituto Data Popular, especializado
em mercados emergentes, realizaram, durante um ano, estudos inéditos sobre a
classe média. Juntos, desenvolveram a solução “Faces da Classe Média”, que permitirá
às empresas entender e conhecer em detalhe quem são os consumidores emergentes que
se tornaram os protagonistas de um mercado interno crescente, onde eles estão,
qual o comportamento e intenção de consumo, possibilitando, assim, a otimização
de investimentos na busca por nichos da classe média.
“Os perfis revelados pela solução Faces da Classe Média permitem
que as instituições tenham uma visão segmentada desses consumidores e possam
entender de que forma devem endereçar suas ações, produtos e serviços, criando
soluções para os quatro diferentes nichos, que antes eram observados como um
único alvo. Isso possibilita empreender novas frentes de consumo e abordar com
precisão esses mercados, gerando melhores condições de crédito para o consumidor
e movimentando a economia do Brasil”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da
Serasa Experian.
Para a construção da segmentação, essa população foi avaliada sob
400 variáveis, considerando-se informações geográficas, demográficas,
creditícias e comportamentais. O resultado de sofisticadas técnicas
estatísticas originou a definição dos grupos que compõem a classe média, que
representa 54% da população do país e vem crescendo a cada ano, com previsão de
que chegue a 58% em 2023, ou seja, 125 milhões de pessoas.
Esse percentual da população brasileira é composto por diferentes perfis,
que têm comportamentos distintos de consumo, mas que representa, em todos os
casos, satisfação, oportunidade e pertencimento. Os estudos permitiram
segmentar a classe média em quatro grandes grupos: Promissores, Batalhadores,
Experientes e Empreendedores.
Segmentação da classe
média
Promissores
Os Promissores totalizam 14,7 milhões de pessoas, 19% da classe
média, e formam um grupo composto por jovens, com média de idade de 22,2 anos. Os
solteiros são maioria (95%), 59% têm ensino médio completo e 57% têm emprego
com carteira assinada. Outras características marcantes são que 72% acessam a
internet e, mesmo jovens, já vivenciaram situações de aperto e a necessidade de endividamento. Ao
todo, 51% confidenciaram que se descontrolam financeiramente. Para eles, a vida
é feita de oportunidades e o acesso a crédito
ajuda a melhorar as condições,
mas a falta de prática faz com que acabem se colocando em situação de descontrole nas dívidas.
O grupo dos promissores consome R$ 230,8 bilhões e seus membros são
mais propensos em gastar em beleza, veículos, educação, entretenimento, itens
para casa e tecnologia. Os principais produtos e serviços que querem consumir nesse
ano são academia de ginástica, faculdade, curso profissionalizante, móveis para
casa, notebook, smartphone, carro e moto.
Nas regiões, estão distribuídos em 42% no Sudeste, 25% no
Nordeste, 15% no Sul, 9% no Centro-Oeste e 9% no Norte.
Batalhadores
Os Batalhadores representam 39% da classe média, com 30,3 milhões
de pessoas, idade média de 40,4 anos e 48% possuem ensino fundamental completo.
Nesse segmento, os solteiros somam 72%, 49% possuem registro profissional com carteira
assinada e 41% acessam a internet.
Para os Batalhadores, o emprego
é considerado o caminho para a estabilidade, que possibilita a realização de sonhos e desejos. A casa
própria, o carro, o estudo dos filhos tornam-se palpáveis e, por conseguinte,
há a expectativa de um futuro ainda melhor
para a geração seguinte. O estudo é
visto como uma oportunidade para ascensão social.
Este é o maior grupo e, graças ao seu
tamanho, é o que anualmente destina a maior verba para consumo: R$ 388,9
bilhões. Faz largo uso do crédito a que tem acesso, focando nas prioridades,
geralmente vinculadas ao bem-estar familiar. O acesso ao crédito é uma
alternativa para os momentos de aperto financeiro e foi fundamental para
assegurar importantes conquistas, como a compra ou a reforma da casa. Membros
desse grupo gastam seu dinheiro em turismo nacional, veículos,
eletroeletrônicos, imóveis, móveis, eletrodomésticos e seguros. Os produtos e
serviços de desejo para esse ano são viagens de avião para destinos nacionais,
móveis para casa, máquina de lavar, TV (Plasma, LCD e LED), imóvel e carro.
Nas regiões, estão distribuídos em 45% no Sudeste, 24% no
Nordeste, 16% no Sul, 8% no Centro-Oeste e 7% no Norte.
Experientes
É o perfil composto por 20,5 milhões de pessoas, 26% da classe
média, com consumidores com idade média de 65,8 anos. Entre eles, 41% são viúvos,
36% de autônomos e apenas 7% com acesso regular à internet. Do total, 59% têm
ensino fundamental completo e 31% não têm instrução. Para os Experientes, o
momento pós-aposentadoria pode ser
sinônimo de depressão e preconceito por
parte dos mais jovens. Ainda assim, mantêm-se no mercado de trabalho, em busca de uma vida ativa para preservar o seu padrão de consumo.
O seu consumo anual é de R$ 274,0 bilhões e está relacionado à turismo
nacional, eletroeletrônicos, serviços de saúde, móveis e eletrodomésticos. Os
produtos e serviços dos sonhos para esse ano são viagem de avião para lugares
nacionais, móveis para casa, geladeira, máquina de lavar e TV (Plasma, LCD ou
LED).
Nas regiões, estão distribuídos em 42% no Sudeste, 29% no
Nordeste, 16% no Sul, 7% no Centro-Oeste e 6% no Norte.
Empreendedores
Abrange 16% da classe média, com 11,6 milhões de pessoas, formando
um grupo mais escolarizado que os demais. 42% estão cursando ou já concluíram o
ensino médio e, 19%, o ensino superior. Além disso, também, 60% acessam a
internet, a idade média é de 43 anos e 43% deles têm carteira assinada. A liberdade é bastante valorizada pelos
Empreendedores e o trabalho reúne a necessidade
do sustento com o gosto pela
atividade, em busca da realização dos sonhos de vida.
Sendo o grupo que apresenta maior renda per capita, seu consumo anual é de R$ 276 bilhões, com
investimentos em educação, eletroeletrônicos, turismo internacional,
tecnologia, veículos e entretenimento. Os produtos e serviços desejados para
esse ano são curso profissionalizante, viagem de avião ao exterior, móveis para
casa, notebook, tablet, TV (Plasma/LCD/LED) e carro.
Nas regiões, estão distribuídos em 48% no Sudeste, 17% no
Nordeste, 18% no Sul, 9% no Centro-Oeste e 8% no Norte.
Para mais informações sobre a solução
“Faces da Classe Média”, acesse www.serasaexperian.com.br
ou www.datapopular.com.br.
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Instituto Data Popular
O
Data Popular é um instituto de pesquisa de mercado e opinião pública que
desenvolve consultorias na área de inovação e marketing para mercados
emergentes.
Ao
longo de mais de 10 anos de experiência e mais de 400 estudos realizados no
Brasil e no exterior, é hoje referência absoluta no conhecimento sobre as
classes C, D e E. Contando com um corpo diretivo e uma equipe multidisciplinar,
formada por sociólogos, antropólogos, psicólogos, estatísticos e economistas e
publicitários, o Data Popular fez parte da comissão da Secretaria de Assuntos
Estratégicos da Presidência da República, que estudou as transformações
recentes ocorridas no país.
Serasa
Experian
A
Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio
na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas
as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo
às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado
brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial
da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde
on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes
diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a
maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de
certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de
certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os
negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente
orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e
negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de
soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos
de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A
Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação,
fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo
auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes,
direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de
tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de
seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A
Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o
índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de
2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40
países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em
Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo,
Brasil.
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