O que o carnaval tem
a ensinar ao mundo corporativo?
Por Orlando
Oda
Todo empreendedor bem sucedido tem
paixão pela empresa que criou. No íntimo, é como se fosse um filho. Todo pai
deseja que o filho tenha a mesma paixão dele, como por exemplo, torcer pelo
mesmo time de futebol. Da mesma forma, o empreendedor deseja que todos os
“filhos da empresa”, ou seja, os funcionários e demais colaboradores, sintam a
mesma paixão.
O sucesso do negócio depende de quanto
o líder consegue compartilhar a sua paixão. Steve Jobs conseguiu compartilhar e
contagiar as pessoas à sua volta com a mesma visão dele. Certa vez, ele definiu
a empresa que criou como sendo “feita de pessoas que pensam de modo diferente e
original, que querem usar os computadores para ajudá-las a mudar o mundo, para
ajudá-las a criar coisas que façam diferença e não apenas executar um trabalho”.
Essa era a visão dele.
Toda vez que chega o carnaval o que
chama a atenção é a paixão das pessoas pela escola de samba de sua preferência.
Meu sonho, e imagino que de todos os empresários, é que os colaboradores também
tivessem a mesma paixão pela empresa que trabalham. Se analisarmos o que move o
carnaval, podemos tirar algumas lições.
A essência do evento mais popular do
nosso país é a expressão da liberdade. O carnaval, desde a antiguidade, é uma
festa onde todos se misturavam com uma descontração geral e as restrições morais
eram relaxadas. O significado disso tudo é liberdade. O ser humano, no fundo,
anseia por liberdade. Se sentir preso, se sente infeliz. O carnaval faz sentir
livre, faz sentir alegre, sentir feliz.
No carnaval as pessoas são movidas
pela sua própria decisão. Não há obrigatoriedade. São atraídas pelo relaxamento
das regras morais e sociais. Por outro lado, existem regras rígidas a serem
seguidas para que a escola consiga uma boa pontuação e atinja seus objetivos. No
final, também existe uma recompensa.
Algumas características
comportamentais são fundamentais para uma empresa ser bem sucedida.
Comprometimento, motivação, confiabilidade, disciplina, dedicação, foco no
resultado e na melhoria contínua são algumas delas. Mas, por que uma escola de
samba consegue obter todos estes comportamentos altamente desejáveis dos seus
integrantes?
Só existe uma
explicação: a paixão. A paixão pelo que faz traz inspiração e entusiasmo. O
quesito mais importante para uma empresa ter sucesso é o trabalho executado com
paixão. Segundo Jack Welch, ex-CEO da GE, "esse é nosso maior
desafio quando falamos em gestão de pessoas. Envolver nossos colaboradores de
forma a despertar neles esse sentimento em relação ao trabalho”.
Paixão é um estado
emocional onde o desejo, a motivação, tomam conta do corpo e empurram para a
realização de algo. É um mecanismo difícil de entender para quem está de fora da
arena. O significado, o resultado esperado, não é reconhecimento pessoal ou
recompensa financeira. Trata-se de uma maneira de se comportar, autosuperar e as
conquistas materiais são consideradas como meras consequências.
É exatamente isso que
acontece na conquista carnavalesca. Não há pagamento de uma recompensa
financeira em uma escola de samba. O segredo, segundo Jack Welch é saber
recompensar o espírito, o coração do funcionário. Fazer sentir-se integrante
da companhia. Ver o objetivo da empresa como projeto de vida, fazer do seu
trabalho uma missão de vida.
Fazer com que o objetivo seja
facilmente perceptível, bem vísivel, é o segredo para manter o pensamento focado
no que faz. É o que acontece com os integrantes do desfile: a meta é ser
campeã. A recompensa é a festa, a felicidade compartilhada por todos sem
destaque específico para ninguém. O presidente da escola de samba não recebe
sozinho todos os méritos da conquista.
Apaixonado pelo trabalho é aquele que
trabalha com comprometimento total, dá o melhor de si para alcançar os objetivos
da companhia. A paixão é passageira, por isso há a necessidade de renovar
constantemente. É o que acontece no ciclo de carnaval anual. Todo ano se renovam
enredos, máscaras, fantasias, objetivos. Só a paixão permanece sempre a mesma.
Que façamos das nossas empresas verdadeiras campeãs em qualidade, inovação,
excelência, e claro, em paixão.
Orlando Oda é administrador de empresas, mestrado
em administração financeira pela FGV e presidente do Grupo
AfixCode.
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InformaMídia Comunicação
Juliana Colognesi
juliana@informamidia.com.br
(11) 98393 3689 / 2834 9295
Morgana Almeida
morgana@informamidia.com.br
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