sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Cursos em Atlântida Sul encerram
o Projeto Verão Agas 2014
Iniciativa conclui programação na semana que vem
A praia de Atlântida Sul foi escolhida pela Agas para encerrar, de 12 a 15 de fevereiro, o Projeto Verão Agas, que está percorrendo seis praias do Litoral Norte. Até o momento, mais de 1,1 mil veranistas já receberam treinamento, instrução e entretenimento nas oficinas gratuitas promovidas pelo projeto.

Em Atlântida Sul, a carreta vai ficar na Av. Beira-Mar, sem número. A Associação conta com os patrocínios da Ades, Orquídea Alimentos, Set Inset e Laticínios Tirol. As inscrições para as oficinas são gratuitas, e podem ser efetuadas no local dos cursos e palestras.

Informações adicionais pelo telefone (51) 2118-5200, ou através do e-mail cursos@agas.com.br. Confira a agenda de Atlântida Sul:
Coquetel reúne autoridades e parceiros do Projeto
Encontro ocorreu em Capão Novo
A penúltima parada da escola móvel da Agas no Projeto Verão deste ano está sendo, ao menos por enquanto, a de maior público. Capão Novo está recebendo a carreta até amanhã (15), com as seis oficinas programadas para cada praia que sedia a iniciativa, sob a recepção do diretor da entidade Cesion Pereira, do Super da Praia.

E, para comemorar os bons resultados do projeto e agradecer à comunidade litorânea e aos parceiros, a Agas promoveu coquetel, ontem, no interior do veículo, congregando autoridades, patrocinadores, apoiadores, imprensa e a diretoria da entidade na região.

Além do presidente Antônio Longo, estiveram presentes os diretores da Agas Cesion Pereira, Antonio Ortiz, José Reni dos Santos e Ademir Gasparetto. Também prestigiaram o coquetel dois profissionais da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que vieram ao RS conhecer a carreta e os projetos de capacitação da Agas, e autoridades da região litorânea, como o prefeito de Terra de Areia, Joeci Jacobs, o vice-prefeito de Capão da Canoa, Atilar Júnior, e o deputado estadual José Sperotto.
Agas promoverá curso de libras pioneiro no setor
Estudo de libras vai capacitar multiplicadores nas empresas
O Departamento de Capacitação da Agas ingressou em mais um projeto pioneiro no setor em 2014. Trata-se do curso de libras, a "linguagem de sinais", desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Acessibilidade da Capital para qualificar gestores de recursos humanos do setor - que estarão aptos a multiplicar as técnicas aprendidas ao final do curso.

O projeto será deflagrado em março e garantirá 50 bolsas de estudo 100% subsidiadas pela Secretaria para o público-alvo, os gestores de RH, interessados em participar. As aulas ocorrerão uma vez por semana, na sede da Agas, com um conteúdo programático que abrange pontos como o vocabulário básico, o alfabeto datilológico e numerais, os cumprimentos e vocabulário de convivência e vocabulário específico nas empresas.

Mais informações sobre o projeto já podem ser adquiridas junto ao setor de Capacitação da Agas, pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do e-mail cursos@agas.com.br.
GES Porto Alegre inicia aulas no próximo mês
Agas está recebendo inscrições para
turma na Capital
Mais de 600 gestores do setor supermercadista já desenvolveram mudanças em suas empresas através dos conhecimentos aprendidos durante o GES, curso de Gestão em Supermercados lançado em 2007 pela Agas que chega à sua oitava temporada neste ano.

Diversas cidades do Interior receberam o projeto, casos de Santa Maria, Caxias do Sul, Ijuí, Cruz Alta, Santa Rosa, Passo Fundo e Novo Hamburgo, entre outras. Em 2014, a Agas deverá formar três novas turmas de gestores - a primeira delas iniciará as aulas em março, na Capital, e terá encontros semanais durante seis meses na sede da entidade.

As aulas se desenvolverão durante seis meses, em seis módulos diferentes: administrativo, de gestão de pessoas, jurídico, de marketing, de operação de loja e de gestão financeira. Inscrições abertas pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do endereço eletrônico ges@agas.com.br.
Vem aí o 7º GP Agas de Kart
Troféu estará em jogo dia 20
O calor de fevereiro vai aquecer os motores de dezenas de karts no próximo dia 20, no Kartódromo de Tarumã, em Viamão. Trata-se do 7º GP Agas de Kart, que reunirá diretores, representantes e membros do Agas Jovem para a tradicional corrida de abertura de temporada promovida pela entidade.

O encontro visa à confraternização e ao estreitamento de relações entre supermercadistas e fornecedores - somente os patrocinadores estão convidados. No rol dos campeões das edições anteriores, estão nomes como Ezequiel Stein (Super Lanz/ Igrejinha), Fernanda Ortiz (Asun/ Gravataí), Tiago Zaffari (Comercial Zaffari/ Passo Fundo) e muitos outros.

Saiba mais pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do endereço eletrônico eventos@agas.com.br.
Agas repudia incentivo ao cheque
Questionado nesta semana pela imprensa com relação às formas de pagamento mais usadas pelos gaúchos no ato das compras em supermercados, o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, fez um alerta com relação à política que algumas empresas estão adotando em incentivo ao pagamento com cheques pré-datados.

Segundo Longo, a chegada dos meios eletrônicos de pagamento garantiu mais segurança e confiabilidade a consumidores e varejistas, e o fomento ao cheque é um passo atrás nas relações de consumo. "Há empresas aceitando cheques para até 60 dias, e entendemos que este é um comportamento ultrapassado", sugere o dirigente.

Conforme o Ranking Agas 2012, só 2,16% dos supermercados gaúchos não aceitam cartões e meios eletrônicos de pagamento, e somente 42,75% não dispõem de cartão de crédito de bandeira própria. Os cartões de crédito e de débito voltam a aparecer em destaque, acumulando mais de 50% da venda.
Unisuper mobiliza comunidade em
abertura de segunda loja própria
Canoenses prestigiaram a
inauguração da nova unidade
Já está operando há uma semana a segunda loja própria da Unisuper, consagrada central de negócios gaúcha. Inaugurada na sexta-feira passada (31), a unidade, que fica em Canoas, recebeu autoridades, parceiros e clientes no seu coquetel de abertura.

O presidente da Unisuper, Sandro Formenton, explica que a implantação desta segunda loja da bandeira consolida o novo formato em que a rede atua. "Tudo que se faz com amor e trabalho tem como resultado o sucesso", disse, lembrando que a Unisuper também segue operando como central de negócios para seus licenciados.

A unidade, no bairro Mathias Velho, tem mil metros quadrados de área de venda, 36 vagas de estacionamento, 90 colaboradores e 12 check-outs para o atendimento aos consumidores. A loja conta com um mix de mais de 10,5 mil itens.
Mili Amiga da Escola beneficia
filhos de colaboradores
Empresa investe em materiais escolares
para os filhos de funcionários
Aproximadamente mil crianças e adolescentes serão beneficiados em 2014 com o programa Mili Amiga da Escola, que distribui material escolar para os filhos dos colaboradores. Por meio desta ação, a empresa, uma das maiores fabricantes brasileiras no segmento de higiene e limpeza, visa incentivar os estudos destes jovens.

Além disso, segundo Luciane Szklar, assistente social da empresa, desde que foi criado, o programa ajudou a diminuir as taxas de crianças e adolescentes que deixam as escolas. "Isso porque premiamos aqueles com as melhores notas e menores índices de falta. Com isso, promovemos uma competição saudável, que irá trazer bons resultados para todos", afirma. O Mili Amiga da Escola funciona assim: os colaboradores da empresa devem apresentar os boletins escolares dos filhos do ano letivo anterior. Um departamento avalia as melhores notas e o índice de falta. Os mais bem avaliados nestes quesitos são os alunos destaque que ganham, além do kit padrão da Mili composto por cadernos variados, lápis, canetas, o uniforme escolar e a lista completa solicitada pela escola que frequentam. "Este ano, cinco foram selecionados como o aluno destaque", lembra Luciane.

A Mili fornece quatro tipos de kits para alunos: da pré-escola, de 1.ª à 4.ª série, da 5.ª à 9.ª série e de Ensino Médio. Todos compõem material de primeira qualidade, selecionados especialmente para cada idade escolar. "Este programa é válido para todas as nossas unidades fabris. O Mili Amiga da Escola é um orgulho para os nossos colaboradores", destaca a assistente social.
Orquídea patrocina as Olimpíadas Coloniais
As olimpíadas coloniais surgiram em 1994 com o objetivo de lançar provas ligadas à tradição italiana, estimulando a competição entre comunidades. As provas entrosam a população e definem os melhores de cada bairro ou distrito para participar da final.

A Orquídea, situada em Caxias do Sul, é patrocinadora das Olimpíadas desde o seu início e, em 2014, conta com uma equipe preparada para coordenar mais essa edição junto com a Comissão Organizadora. Provas como corrida de trator, corrida de carriola, debulhar milho, amassar uvas, fazer bígoli e arremessar queijo fazem parte dessa Quermesse, que inicia dia 08 de fevereiro e segue até o dia 09 de março, quando ocorre a finalíssima.

As provas acontecem nos sábados e nos domingos, cujos participantes recebem um certificado, enquanto os ganhadores recebem medalha e prêmios. As inscrições acontecem no local das provas.
Automação ajuda a reduzir perdas no varejo
A tecnologia é uma aliada importante para o varejo enfrentar um dos problemas que mais preocupam o setor: as perdas. Problemas recorrentes, como a chamada quebra operacional e os furtos, podem ser contornados com a adoção de ferramentas como o código de barras e a radiofrequência.

No caso dos supermercados, a quebra operacional é a responsável pela maior parte das perdas - isso inclui mercadorias que sofrem avarias durante a movimentação, acondicionamentos inadequados, prazos de validades expirados e deterioração de perecíveis, por exemplo -, o equivalente a 33,4% do total.

Uma alternativa eficaz para evitar esse tipo de questão é o código de barras GS1 DataBar, que ganha cada vez mais adeptos no varejo. A tecnologia possibilita a identificação de produtos com espaço limitado, com melhor desempenho de leitura e capacidade de incluir informações adicionais como números de série e lote e vencimento. Este é um benefício para a gestão do varejo e também para a segurança dos clientes. "Assim, quando o consumidor passa pelo caixa do supermercado, se o produto estiver com o prazo vencido, o alerta será dado na tela do computador", explica o presidente da GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação, João Carlos de Oliveira. Itens como cosméticos, componentes eletrônicos e de telecomunicações, ferragens, joias, entre outros, poderão ser facilmente identificado pelo código graças a suas dimensões reduzidas. No caso de frutas legumes e vegetais (FLV) e o de itens de pesos variáveis (carne, aves, peixes, padaria, embutidos, frios), por exemplo, o principal ganho é no controle do prazo de validade.
Torcida Seleção de Sabores Temper
Cheese entra em campo
O aquecimento para a Copa do Mundo conta com uma escalação especial. A Torcida Seleção de Sabores chega à mesa dos consumidores da Santa Clara neste mês de fevereiro, em edição limitada.

Em comemoração à Copa, a Santa Clara lança três novos sabores tipicamente brasileiros de Temper Cheese: Lombinho de Porco, Bolinho de Bacalhau e Churrasco, escolhidos por votação do público durante a Expoagas 2013.

O layout mantém as curvas tradicionais na embalagem do produto e ainda faz referência à bandeira brasileira, além de trazer cores vibrantes identificando cada sabor e o selo da Torcida Seleção de Sabores. O produto estará à venda em toda a região Sul e em São Paulo.
Fritz & Frida promove ações com
consumidores no litoral
Até março, a Fritz & Frida vai percorrer o litoral gaúcho com uma nova edição da sua tradicional Festa Premiada. A ação promove a interação da marca da Fröhlich com os consumidores em pontos de venda de 13 praias do Rio Grande do Sul. Além da Festa Premiada, que inclui a presença dos personagens Fridinho e Fridinha, sorteio de brindes e degustações de produtos, a Fritz & Frida realiza a Visita Premiada, em que uma equipe vai à casa de consumidores e aqueles que tiverem algum item da marca recebem um kit especial.

A Blitz Premiada também fará parte do roteiro, distribuindo sacolas biodegradáveis, amostras de produtos e pulseiras para identificação de crianças, em parceria com a Operação Golfinho, à beira mar.

Durante a programação, a Frily, marca de alimentação animal da Fröhlich, também irá interagir com os consumidores, através da distribuição de amostras de produtos e materiais de divulgação. As ações de relacionamento serão realizadas nas praias de Arambaré, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Pinhal, Pelotas, Quintão, Rio Grande, Tapes, Torres, Tramandaí e Xangri-lá. Para comunicar a ação e chamar a atenção do público, a Fritz & Frida desenvolveu novos projeto gráfico e peças publicitárias.
ChocoLatco alia sabor e
praticidade na volta às aulas
A volta às aulas é um desafio para as mães que têm a missão diária de preparar o lanche dos seus filhos. O ChocoLatco, produzido pela Latco, é uma opção saborosa e nutritiva para as refeições dos pequenos.

Bebida láctea cremosa com sabor chocolate, o ChocoLatco é rico em vitaminas e pode ser consumido em qualquer hora e lugar, pois possui uma embalagem longa-vida prática e resistente. Comercializada em embalagens de um litro e 200 ml e produzida pela unidade da Latco de Francisco Beltrão (PR), possui o tamanho adequado tanto para o consumo em família quanto para a acomodação na lancheira escolar.

Há mais de 47 anos, a Latco investe no fomento de novas tecnologias e no aperfeiçoamento dos seus processos de produção. A história da indústria foi iniciada em 1966, em Cruzeiro do Oeste (PR), com a produção de manteiga e caseína. Hoje, os produtos da Latco podem ser encontrados em uma diversificada linha, dividida entre as marcas Latco e Crioulo.
Curtas
Patrocínios - A Sucos CBS e a cerveja Estrela Galícia são as mais novas patrocinadoras do GP Agas de Kart. Já a Croma Galvanizadora, especializada em carrinhos para supermercados, anotou uma das cotas de patrocínio do Jantando com a Agas em Novo Hamburgo.

Walmart - Algumas lojas da rede Nacional (Walmart) começaram a identificar seus gerentes com um cartaz na entrada principal das unidades. Os cartazes trazem os nomes e celulares dos gerentes, para que o cliente faça sugestões, reclamações e elogios.

Abras - A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) promove, no dia 19 de fevereiro, o "Encontro das Grandes Estrelas em Vendas". O evento ocorre na Câmara Americana de Comércio de São Paulo.
 
AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados
Rua Dona Margarida, 320
Telefone (51) 2118-5200
CEP 90240-610 Porto Alegre / RS
agas@agas.com.br - www.agas.com.br
Presidência: Antônio Cesa Longo.
Vice-Presidência: Ademar Cappellari, Augusto de Césaro, Cláudio Zaffari, José Humberto Tischler, Sérgio Zaffari.
Diretoria: Ademir Gasparetto, Ana Saling, Antônio Alberto Righi, Antonio Ortiz Romacho, Cláudio Schwerz, Eduardo Cidade, Ezequiel Stein, Jairo Libraga, José Reni M. dos Santos, Lindonor Peruzzo, Luiz Fábio Jordão Martinelli Filho, Manoel Ademir Pereira, Paulo Pfitscher, Pedro Jacó Schneider, Ugo Dalpiaz.
Conselho Fiscal: Cesion do Nascimento Pereira, Cláudio Ernani Neves, Luiz Carlos Carvalho, Luiz Ottonelli, Olírio Bortolon, Santo Assis Beltrame.
AGAS Jovem - Presidência: Caroline Righi.
Gerência Executiva: Francisco Miguel Schmidt.
Assessoria de Imprensa e Jornalista Responsável: Francisco Brust.
Departamento de Marketing e Eventos: Flávia Ferreira, Gabriel Xerxenesky, Juliane Redin.
Departamento Comercial: Samantha Guerra, Tiovana Bencke.
Departamento Jurídico: Edina Fassini.
Departamento de Capacitação: Angelita Garcia, Fábio Gomes, Leandro Corrêa, Leandro dos Santos, Luciano Louzada.
Departamento de Cadastro: Patrícia Melo.
Departamento Administrativo e Financeiro: Luciana Ost, Tatiane Pires.
Recepção: Rosana Poll.
Mídias Sociais: Fabiano Scheck Ferraz.

Nenhum comentário: