Um ano memorável para o
setor
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O
consumidor esteve mais cauteloso do que nunca, e este foi apenas o primeiro de
muitos desafios que 2013 nos apresentou. O preço do tomate, a crise do leite, a
questão da erva-mate... Em um ano atípico, o supermercadista mais uma vez provou
seu trabalho, otimismo e criatividade, superando percalços e, mais uma vez,
atingindo um crescimento acima da economia no Estado.
Queremos, mais do
que nunca, agradecer a todos os clientes, consumidores, fornecedores,
distribuidores e produtores que escreveram mais esta página da bonita história
do setor, agradecer à imprensa que nos prestigiou, mas sobretudo registrar o
nosso muito obrigado a todas as 70 mil pessoas que participaram das atividades
da Agas neste ano.
Que em 2014 possamos nos reinventar e, juntos,
continuar aprendendo e ensinando, ouvindo e sendo ouvidos. Que em 2014 tenhamos
a mesma garra, mas novas metas, novos sonhos, novos objetivos. A Agas
estará trilhando junto este caminho, contem conosco.
Um excelente
Ano-Novo! Antônio Cesa Longo Presidente da
Agas
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Vitória na rotisseria
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Em
janeiro, o Governo do Estado publicou o Decreto 50001/2012, que altera o ICMS
incidente sobre as comidas prontas fabricadas pelos supermercados e demais
estabelecimentos comerciais gaúchos.
A alíquota foi reduzida para 12%.
"Um supermercado não pode pagar o dobro do imposto em relação a um restaurante
que fabrica e comercializa produto idêntico", disse o presidente da Agas,
Antônio Cesa Longo. Segundo o consultor tributário e advogado Fábio Canazaro, no
entanto, "como a legislação não determinou expressamente o alcance do
benefício fiscal atribuído a bares e restaurantes pela legislação (base reduzida
de 60%) aos supermercados, mas apenas reduziu a alíquota, a discussão em prol da
igualdade permanecerá. Para aqueles, todavia, que tem decisões judiciais
reconhecendo o direito a base reduzida, nada será alterado, pois valerão,
integralmente, as decisões judiciais. Neste caso, apenas, deve se observar que
os depósitos judiciais não serão mais da diferença de 17% para 7,2%, mas sim da
diferença de 12%, para 7,2%", explica.
Em outubro, o Superior Tribunal de
Justiça deu decisão favorável reduzindo o ICMS cobrado sobre refeições vendidas
em uma rede de supermercados do Rio Grande do Sul. Com isso, o tributo passou de
17% para 7,2% do preço ao consumidor.
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Projeto Verão reúne e diverte 1,3 mil
pessoas
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Foram
sete destinos e mais de 1,3 mil motivos para comemorar. O Projeto Verão
2013 que, patrocinado pela Ades, suplantou os números da edição anterior da
iniciativa, ocorreu entre janeiro e fevereiro.
Alavancado pela
participação de 353 pessoas em Capão Novo - onde o diretor da Agas Cesion
Pereira mobilizou a comunidade para garantir o posto de maior público -, o
Projeto Verão 2013 contabilizou um total de 1303 participantes, número
quase 15% superior ao do ano anterior.
Com a iniciativa, a escola móvel
da Agas percorreu os balneários de Quintão, Cidreira, Tramandaí,
Atlântida Sul, Capão da Canoa, Capão Novo e Torres, sempre com a mesma
programação gratuita: Emagreça comendo (quartas-feiras); Dicas de beleza com
Shantique Centro Estético (quintas); Carreta Kids com Escola Dora Dimer
(sextas); Receitas de verão com Orquídea (sextas); e Coquetéis de verão com Ades
(sábados).
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A polêmica dos preços
detalhados
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Em
março, A Agas confirmou seu posicionamento sobre as leis municipais e
estaduais que, em 2013, buscavam implantar o detalhamento de preços nas
etiquetas dos produtos comercializados pelo setor. Em geral, estas
regulamentações obrigavam o varejo a apresentar na etiqueta de preço, além do
valor total do item, o custo fracionado do produto em quilo, litro ou
metro.
Para o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a legislação
poderia causar confusão maior aos consumidores no ato da compra, já que,
atualmente, há muitas informações na etiqueta. "Dois preços distintos em um item
vão causar confusão e transtornos no momento da escolha do produto", alertou
Longo. "Além disso, a mudança implicaria em uma série de custos com alterações
de software e em dificuldades, sobretudo ao pequeno varejista, que terá de
recalcular e remarcar os valores fracionados de centenas ou até de milhares de
produtos", destacou.
Conforme Longo, o trabalho de recálculo e remarcação
seria manual na maioria das empresas de pequeno e médio portes, podendo resultar
em erros de informação. "O que defendemos é a uniformização das embalagens pelo
InMetro", explica, lembrando que os supermercados também têm dúvidas das
quantidades de alguns produtos quando das negociações com a indústria. Em acordo
com a Prefeitura de Porto Alegre, a Agas pontuou uma listagem de itens
que poderiam ser abrangidos por este tipo de regulamentação sem prejuízos aos
consumidores. "O supermercadista é um aliado do consumidor e vai apoiar qualquer
mudança que efetivamente beneficie e traga esclarecimentos aos gaúchos",
finalizou Longo, à época.
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"Papa do RH" fala sobre gestão de pessoas em
seminário da Agas
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As
expectativas de grande público se confirmaram e, em abril, pelo menos 320
empresários do setor e profissionais de recursos humanos lotaram os salões do
Hotel Deville, em Porto Alegre, para ouvir os conselhos de Benedito Milioni no
Seminário Agas de Gestão de Pessoas.
Com uma experiência de
décadas em recursos humanos e mais de 50 livros e manuais técnicos publicados, o
palestrante interagiu com o público, traçou o perfil ideal do profissional de RH
e deu dicas de como descobrir, reter e motivas talentos. "O gestor ético e de
qualidade precisa ser a diferença na carreira das pessoas", disse
Milioni.
O consultor abordou, ainda, os 10 erros mais recorrentes em
gestão de pessoas. "Devemos fomentar a flexibilidade, apostar na resiliência,
acreditar na visão de cada um, provocar a busca por conhecimento e confiar nas
inteligências múltiplas", disse. O evento foi gratuito e patrocinado pela Bom
Princípio Alimentos.
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"De Olho na Validade" chegou pra
ficar
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Consagrada
em diversos municípios e estados brasileiros como um projeto de educação e
construção gradativa de soluções, a campanha De olho na validade ganhou
força no Rio Grande do Sul em 2013.
Mais de 280 lojas do setor já
iniciaram a aplicação da iniciativa, que não é obrigatória e permite aos
consumidores que encontrarem produtos vencidos nas gôndolas dos supermercados o
direito a uma unidade deste mesmo item inteiramente grátis e dentro da
validade.
O projeto foi deflagrado em parceria entre a entidade e os
Procons Estadual e municipais, incluindo o de Porto Alegre.
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Desoneração da cesta básica, a grande vitória do
setor
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2013
foi marcado por uma atitude arrojada, assertiva e elogiável da presidente da
República, Dilma Rousseff, em atendimento a um dos principais pleitos do setor.
Trata-se da aplicação da Medida Provisória Nº 609, de 8 de março, que, publicada
no Diário Oficial, reduziu a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP,
da COFINS, da Contribuição para o PIS/PASEP Importação e da COFINS-Importação,
incidentes sobre a receita decorrente da venda no mercado interno e sobre a
importação de produtos que compõem a cesta básica.
Atendendo a sugestão
da Associação Brasileira de Supermercados, proponente da medida, o presidente
Antônio Cesa Longo solicitou aos colegas supermercadistas a aplicação desta
desoneração efetiva e imediatamente, em suas lojas, aos preços dos itens de
cesta básica que fazem parte desta redução, como carnes, óleos, açúcar,
manteiga, margarina, café, sabonetes, papel higiênico e higiene oral - todos
produtos que ainda não estavam desonerados.
À imprensa, a Agas
destacou que itens como leite em pó, leite pasteurizado, queijos, ovos, verdura,
feijão, frutas, arroz, farinha de milho, farinha de mandioca, massas, farinha de
trigo e pão já estavam desonerados pelo Governo, e portanto não teriam qualquer
redução ao consumidor nestes produtos em função desta medida provisória. "Esta
desoneração do Governo Federal deverá estimular os governos estaduais, a fazerem
redução das alíquotas do ICM, provocando uma redução ainda maior nos preços ao
consumidor", projetou o dirigente. Um mês depois, em abril, o Dieese apontou que
somente em Porto Alegre e em Belém, entre todas as capitais, reduziram os preços
de todos os itens desonerados.
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Patrocinadores vencem o GP de
Kart
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Na
sexta edição do GP Agas de Kart, em março, os patrocinadores do evento
acabaram superando ex-campeões do setor supermercadista e faturando os títulos
das duas baterias disputadas.
O evento teve patrocínios da Dinda
Alimentos, Formiga Equipamentos, Spezzo Café, Paganini, Ticket, Dipam Gaúcha e
Itaipava, e ocorreu no Velopark de Nova Santa Rita. O encontro culminou com um
jantar oferecido pela Paganini e preparado pelo chef Orlando Capra. Confira os
vencedores:
Bateria 1: Campeão: Vinícius Guimarães - Dipam
Gaúcha 2º lugar: Anderson Hoffmeister - Superbom/ Imbé 3º lugar: Antônio
Cesa Longo - Super Apolo/ Bento
Bateria 2: Campeão: Estevão
Storck - Café Spezzo 2º lugar: Ricardo Daltoé - Super Apolo/ Bento 3º
lugar: Lucas Ortiz - Asun/Gravataí
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Mais um canal de comunicação: as redes
sociais
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Outro
avanço da Agas em 2013 diz respeito à comunicação com seus associados: ao
longo do ano, a entidade mais que dobrou o número de seguidores no Facebook -
hoje, já são mais de 2 mil. Além da fanpage, que é atualizada diariamente
e tem um profissional dedicado exclusivamente a este trabalho (confira em www.facebook.com/portalAGAS,
a Associação mantém páginas também no Twitter ( www.twitter.com/portalAGAS
e no Instagram ( www.instagram.com/portalAGAS).
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Jantando em dose tripla
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Um
dos mais aguardados encontros da entidade no Interior, o Jantando com a
Agas esteve em três municípios em 2013.
A primeira edição ocorreu em
março, em Santa Maria, com Eduardo Tevah como palestrante. O encontro congregou
287 supermercadistas, fornecedores, autoridades e membros da imprensa.
Em
maio, 242 pessoas reuniram-se em Erechim, onde a Agas não realizava um
evento há mais de oito anos. Anfitrião da noite, o supermercadista Ademir Fávero
destacou os esforços da Agas para levar a entidade aos mais diversos recantos
gaúchos. "Uma entidade só é forte quando é forte no interior", lembrou
Fávero.
Finalizando os Jantando com a Agas de 2013, Nova
Petrópolis sediou, em julho, sob a recepção do representante da entidade
Severino Seger, a terceira edição do evento neste ano, que congregou 270 players
do setor.
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Páscoa: vendas crescem 7%
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Os
supermercados gaúchos encerraram as vendas de Páscoa com motivos para comemorar.
Segundo Longo, o crescimento nas vendas em relação à Páscoa de 2012 foi de 7%,
resultado superior aos 5% de incremento previstos pelos empresários do setor em
pesquisa conduzida pelo Instituto Segmento em fevereiro. "A Páscoa mais cedo,
quando as temperaturas não favorecem o consumo de chocolate, não impediu que os
gaúchos procurassem ovos de chocolate para presentear e para seu consumo
próprio", comemorou Longo.
Conforme o dirigente da Agas, as vendas
de última hora surpreenderam positivamente e puxaram o bom resultado. "O
movimento cresceu muito de quinta-feira até domingo, quando os ovos premium, as
caixas de bombons e os ovos de menor valor lideraram a procura", explicou o
supermercadista, ressaltando que 60% das vendas se deram nos últimos quatro
dias.
Ao final da Páscoa, mais de 98% dos 9 milhões de ovos de chocolates
expostos pelos supermercados foram vendidos.
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Abras e MPF assinam cooperação técnica por pecuária
sustentável
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A
Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério Público Federal
(MPF) assinaram, no dia 25 de março, um termo de cooperação técnica pela
pecuária sustentável.
O objetivo do acordo é evitar que os supermercados
brasileiros comprem carne bovina de fazendas localizadas em áreas desmatadas na
Amazônia ou regiões nas quais tenham sido constatadas outras irregularidades
ambientais e sociais, como invasão de terras públicas e trabalho
escravo.
A Abras se comprometeu, junto ao MPF, a incentivar os
supermercados a divulgarem nos pontos de venda a origem da carne bovina e suas
ações e de parceiros para o aprimoramento da cadeia produtiva. A entidade também
irá publicar nos seus meios de comunicação (site e revista) a relação de
produtores (frigoríficos e fazendas) que são parceiros do MPF, a lista
restritiva organizada pelo Sistema Nacional do Meio Ambiente e os nomes das
cidades que participam do programa Municípios Verdes, implantado no
Pará.
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Festa do Ranking, um embrião para o grande evento de
2014
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Repetindo
uma iniciativa de sucesso lançada há quatro anos, a Agas premiou 18
supermercados gaúchos por seus desempenhos na grande festa do Ranking Agas
2012, que no ano que vem tomará proporções ainda maiores. Segundo o
presidente Longo, a iniciativa consagrou empresas de todos os tamanhos,
distinguindo aquelas que mais se destacaram por seu crescimento em seis
categorias. "Tivemos a preocupação de avaliar cada empresa de acordo com suas
possibilidades de mercado, reconhecendo o trabalho feito por pequenas, médias e
grandes companhias do autosserviço gaúcho", explicou.
A ideia, segundo
Longo, é tornar o prêmio Ranking Agas uma espécie de Carrinho Agas para
supermercadistas. "Lançado em 1983, o Carrinho é uma homenagem dos varejistas
aos melhores fornecedores ao final de cada ano. A intenção desta nova premiação
é reconhecer também os supermercados que investem, qualificam-se e colhem os
frutos pelo seu trabalho de vanguarda", sinalizou o presidente da
Associação.
A festa de coroação do prêmio Ranking Agas 2012
ocorreu dia 17 de abril, no Hotel Deville, em Porto Alegre. O diretor de
Atendimento para o varejo da Nielsen, Olegário Araújo, falou sobre tendências no
evento.
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No Dia do Meio Ambiente, entidades voltam a debater o
uso da sacola plástica
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Depois
de deflagrarem campanha no ano passado que culminou na redução em 19% do uso de
sacolas plásticas no comércio gaúcho, a Agas, o Ministério Público do RS
e a Fecomércio/RS voltaram a unir forças no dia 5 de junho, Dia Internacional do
Meio Ambiente, para ampliar o debate acerca da utilização e distribuição das
sacolinhas no Estado.
O 3º Fórum das Sacolas Plásticas - Uma
Alternativa: A Redução reuniu especialistas, autoridades, consumidores,
varejo e indústria para discutir os próximos passos do RS em busca de
alternativas economicamente viáveis, aplicáveis na prática e que contribuam para
a preservação ambiental.
O encontro marcou ainda a renovação de convênio
entre a Agas, o Ministério Público do RS e a Fecomércio/RS, para a
continuidade da campanha Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente em todo o
Estado.
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Outra polêmica: poder público queria os impostos na
nota fiscal
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Diante
das várias demandas recebidas para determinação de tempo de adaptação à Lei
12.741/2012 e considerando sua complexidade, o Governo Federal ampliou para o
meio de 2014 o prazo para aplicação das sanções e penalidades previstas na
legislação, que determina a publicação dos impostos incidentes sobre os produtos
nas notas fiscais.
Quando a questão esteve em voga, o presidente da
Agas reuniu-se com os diretores dos Procons Estadual e de Porto Alegre,
Cristiano Aquino e Flávia do Canto, respectivamente, além de membros da
Fecomércio/RS e da CDL Poa, para debater o tema.
A orientação dos Procons
é de que a lei está valendo, e as empresas que quiserem utilizar os índices do
IBPT para discriminar os impostos na nota fiscal podem fazê-lo desde já. No
período de um ano, entretanto, os supermercados ficaram desobrigados de cumprir
a legislação, e não haverá fiscalização e sanções sobre a Lei no período. A
Agas aguarda a regulamentação da Lei, que será coordenada pela Secretaria
da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, para instruir os
associados quanto à sua aplicação após o prazo de um ano.
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Donas de Casa perdem sua
líder
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Em
junho, a Agas recebeu, com pesar, a notícia do falecimento da presidente
do Movimento das Donas de Casa do RS, Edy Maria Mussoi.
Uma das
principais lideranças em defesa do consumidor no Estado, Edy atuava de 1994 no
MDCC/RS, e sua gestão foi marcada pelo diálogo aberto junto às entidades de
comércio, autoridades e órgãos de imprensa. Edy Maria Mussoi tinha 78 anos e
faleceu em decorrência de um AVC.
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Julio Mottin Neto conta as receitas do sucesso da
Panvel
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Mais
de 260 pessoas prestigiaram o Happy Hour Agas para conhecer os
bastidores, dicas e receitas de sucesso da história de 40 anos do Grupo
Dimed/Panvel. O palestrante foi Julio Mottin Neto, vice-presidente da empresa,
que elencou itens como a paixão pelo varejo e a dedicação como fatores
essenciais para o crescimento.
Para Julio, mais importante do que os
produtos a serem vendidos é a forma como eles são comercializados. "O produto é
uma commoditie como qualquer outra. O consumidor busca mais que isso, e por isso
é fundamental respeitarmos as três etapas para o sucesso de uma empresa: o quê,
como e por quê", disse Mottin Neto.
Conforme o vice-presidente da Panvel,
a preocupação principal do grupo é investir na cultura da empresa. "Todos os
colaboradores têm de sentir que podemos pensar e fazer de uma forma diferente",
destacou o palestrante da noite. Mesmo em dia de protestos em Porto Alegre, o
público compareceu em peso e aplaudiu Mottin neto em pé ao final da palestra,
que teve patrocínios da Superpan, da Santa Clara e da
Marsala.
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MP quer que supermercados rastreiem
hortigranjeiros
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Na
tentativa de identificar produtores que aplicam agrotóxicos acima do limite ou
mesmo utilizam químicos não autorizados, o Ministério Público (MP) tentou
obrigar que os 10 maiores supermercados do Estado façam a rastreabilidade dos
hortigranjeiros que comercializam. Ou seja, que saibam de onde vem o
produto.
A Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor da Capital
ajuizou quatro ações que visam ao cumprimento de uma norma técnica estadual de
2005, que determina a identificação da origem. Além de separar e identificar os
hortigranjeiros nos depósitos e nas gôndolas, a empresa que perdeu a ação
precisa manter a documentação fiscal da compra por pelo menos dois anos quando
coletadas amostras enviadas para análise laboratorial.
A Agas
entrou em contato com o Ministério Público e colocou-se à disposição para
resolver a questão. "Somos favoráveis a qualquer medida que seja praticável e
benéfica aos consumidores. Neste caso, entretanto, precisamos envolver a Ceasa,
que é responsável por 80% do abastecimento do hortifrúti gaúcho. A identificação
deve começar na zona de produção, por isso é necessário englobar toda a cadeia",
defendeu Longo.
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O ano do Agas Jovem
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Outro
departamento da entidade que inovou em 2013 foi o Agas Jovem. A convite
da indústria de papéis Mili, o grupo visitou o Paraná e Santa Catarina em abril,
aprendendo sobre gestão, qualidade e marketing, além de fortalecer
relações.
Depois, com o tema "em busca do líder ideal", o Agas
Jovem deflagrou um curso de quatro encontros, a partir de agosto, buscando a
Capacitação e desenvolvimento de jovens lideranças com o Instituto
Eckart. Na Expoagas 2013, o grupo reuniu mais de 300 jovens para um
debate sobre gestão com os empresários Nelson Eggers (Fruki Bebidas), Rogério
Tondo (Orquídea) e Vanderlei Micheletto (Mili Papéis).
Em continuidade ao
seu projeto de expansão, qualificação e relacionamento, o Agas Jovem
realizou encontro em Gramado, no último fim de semana de setembro, para uma
programação que incluiu curso de Life Coach e atividades de congregação de
diretores do grupo e supermercadistas convidados.
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Leite adulterado causa transtornos e
incerteza
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O
Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul, com apoio do Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Receita Estadual e da Brigada
Militar, divulgou neste ano a Operação "Leite Compen$ado", que identificou cinco
empresas de transporte de leite que adulteraram o produto cru entregue para a
indústria.
As investigações foram realizadas pelas Promotorias de Justiça
Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor da Capital em conjunto com o
Mapa. Uma das formas de adulteração identificada é a da adição de uma substância
semelhante à ureia e que possui formol em sua composição, produto considerado
cancerígeno pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer e pela
Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Agas recomendou que os
supermercadistas verificassem se possuem lotes de leites das marcas adulteradas
e, em caso afirmativo, retirassem estes produtos de circulação e assim como os
consumidores, encaminhassem as informações para o e-mail MP. "Se o consumidor
possuir em casa uma marca adulterada, mesmo sendo de outros lotes, e sentir-se
incomodado ou não tiver a segurança de consumir este produto, pode ir ao seu
supermercado e solicitar a troca por outra marca, mediante a apresentação da
nota fiscal", garantiu o presidente da Agas, Antônio
Longo.
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Flores e churrasco puxam vendas de Dia das Mães nos
supermercados gaúchos
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Os
supermercados gaúchos comemoram um crescimento de 12% nas vendas de produtos
para as comemorações do Dia das Mães, na comparação com o ano passado. Houve um
aumento das reuniões de família em casa e a grande procura por flores, dois dos
principais fatores para o melhor Dia das Mães da história, em vendas, para os
supermercados do Estado.
Conforme Longo, o resultado deste ano confirma o
Dia das Mães como a segunda data festiva que mais promove a reunião das famílias
ao longo do ano, atrás apenas do Natal. De acordo com o presidente da
Agas, o fluxo de clientes nos supermercados aproximou-se do registrado no
fim de semana que antecedeu a ceia natalina, em dezembro - principal período de
vendas para o segmento. "O tíquete de compras e o faturamento foram bem
inferiores aos registrados no Natal, mas o fluxo de clientes nas lojas foi
semelhante nestes dois dias", destacou Longo.
Os grandes responsáveis
pelo crescimento substancial das vendas foram os produtos para o almoço de
domingo (12). As carnes para churrasco, em média 5% mais baratas que em 2012,
tiveram crescimento de 25% na comercialização. Os gaúchos compraram 30% mais
tortas e bolos que no ano passado, e as bebidas tiveram alta de 10% nas vendas.
A venda de flores superou as expectativas dos supermercadistas, com um
incremento de 30% na comparação com o Dia das Mães de 2012. Ao todo, 650 mil
vasos de flores foram comercializados pelos supermercados gaúchos na semana da
festividade.
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A consolidação da Nota Fiscal
Gaúcha
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Reforçando
seu apoio à Nota Fiscal Gaúcha, programa do Governo do Estado com vistas à
diminuição da informalidade e ao aumento da arrecadação, a Agas
encomendou, nesta semana, a produção de 10 mil adesivos para afixação nos
check-outs das lojas associadas à entidade.
O adesivo informa a adesão da
empresa à NFG e a obrigatoriedade de inclusão de CPF na nota fiscal pelas
empresas (a menos que o consumidor não queira registrar o número do seu
documento no cupom fiscal).
O programa tem aceitação crescente dos
consumidores e tem distribuído mensalmente prêmios aos
participantes.
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Associações regionais supermercadistas somam forças
para abrir mercado para vinhos brasileiros
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Assinado
no ano passado, o acordo de cooperação para promoção dos vinhos brasileiros
assinado entre o setor vitivinícola nacional e as entidades representativas dos
supermercados, distribuidoras e importadores está tomando corpo e desencadeando
o desenvolvimento de ações na base do mercado varejista.
Durante a Feira
Apas 2013, realizada em maio em São Paulo, foram realizadas reuniões entre
executivos do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e dirigentes das
associações estaduais supermercadistas. O objetivo foi o de alinhar ações que
irão colocar em prática as metas estabelecidas com a Associação Brasileira de
Supermercados (Abras), signatária do acordo, que busca a comercialização de 27
milhões de litros de vinhos finos brasileiros em 2013 crescendo paulatinamente
até atingir 40 milhões de litros em 2016. Esse volume ampliará o consumo per
capita de 1,9 para 2,5 litros.
Paralelamente, as oito vinícolas que
apresentavam seus produtos no estande Vinhos do Brasil (Basso, Cave Antiga, Gran
Legado, Lidio Carraro, Nova Aliança, Perini, Peterlongo e Sinuelo), fechavam
negócios com empresários de redes varejistas de diferentes regiões do país. No
levantamento feito pelo Ibravin junto aos expositores, cerca de R$ 4,5 milhões
foram negociados para o fornecimento de vinhos, espumantes e sucos. O montante é
semelhante ao total prospectado duas semanas antes, na Expovinis Brasil,
realizada no mesmo local.
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Sindipan/RS homenageia Antônio
Longo
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Ocorreu
em julho, em Porto Alegre, a cerimônia de comemoração dos 80 anos do Sindicato
dos Panificadores do RS, o Sindipan.
A 31ª edição do Baile do Panificador
reuniu autoridades, associados, clientes e parceiros do sindicato para a
tradicional confraternização do setor, que neste ano homenageou o presidente da
Agas, Antônio Cesa Longo, com a Medalha Mérito da Panificação. "Foi um
nome eleito por unanimidade", contou o presidente do Sindipan/RS, Arildo Bennech
Oliveira.
Longo discursou na solenidade em nome dos homenageados da
noite. "É uma honra receber esta comenda de um segmento tão importante, já que o
setor de panificação do RS é modelo para todo o Brasil e revolucionou a seção de
padaria dos supermercados com o advento do pão congelado", disse o presidente da
Agas.
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Diretoria reunida na
Serra
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Ainda
em julho, os gargalos do setor supermercadista gaúcho e a troca de informações
entre os participantes foram os marcos da oitava edição do Encontro de
Diretoria e Representantes Agas, ocorrida no Master Palace Hotel, em
Gramado.
A programação teve início no começo da tarde, quando 54
supermercadistas de todo o Estado reuniram-se com assessores da Agas para
discutir alterações normativas pertinentes ao setor, dificuldades enfrentadas
pelo segmento varejista e reivindicações a serem pleiteadas junto ao poder
público. Comandada pelo presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, a reunião
trouxe ao debate temas como o apagão da mão de obra qualificada, a possibilidade
da exigência dos impostos na nota fiscal, a desoneração da cesta básica e os
detalhes da programação da Expoagas 2013. "Cada diretor deve mobilizar sua
comunidade, convidando autoridades e a imprensa de sua região para que
mantenhamos o sucesso deste evento", lembrou Longo.
Para o dirigente,
outro ponto alto do evento foi a possibilidade de troca de ideias e informações
entre os supermercadistas. À noite, um jantar de confraternização congregou
diretores, representantes e suas famílias, em um momento informal de
conversações. "Os problemas nas empresas de todos são parecidos, e é justamente
este espírito associativista que torna forte uma entidade", defende. O 8º
Encontro de Diretoria e Representantes Agas teve patrocínios da Orquídea e
do Sindigêneros/RS, e copatrocínios da Ticket e do Grupo
JBS.
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RedeCen é lançada
oficialmente
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2013
marcou o lançamento oficial da Central das Redes de Supermercados do RS, a
RedeCen. Presidida por Cláudio Schwerz, diretor da Agas, a nova rede
nasce com 13 centrais associadas: Super Útil, Ammpa, Super Sul, União, Rede
Super, Super Passo, MultiMercados, GrandeSul, Unidasul, Redefort, Agasuperm Rede
Gaúcha e Unisuper.
Prestigiada pelo vice-governador do Estado, Beto
Grill, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Pedro Westphalen, e
pelo presidente do Sistema Fecomércio/RS, Zildo De Marchi, entre outras
autoridades, a cerimônia reuniu centenas de convidados no Grêmio Náutico União,
na capital. Em seu discurso, Schwerz saudou a união das pequenas e médias
empresas. "Agradecemos o apoio da Agas, que desde o começo incentivou as
centrais de negócios no RS", lembrou.
Presente no evento, o presidente da
Associação, Antônio Longo, falou da paixão que o supermercadista tem pelo
negócio. "Lembramos ainda que as centrais nasceram no RS, que também é o berço
de cooperativismo, e ganharam o Brasil", elogiou Longo. As 13 redes associativas
que formam a RedeCen totalizam 570 lojas nos mais diversos formatos e em mais de
200 cidades do Estado. No ano de 2012, o faturamento das lojas associadas à rede
foi de R$ 3 bilhões.
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Recordes na Expoagas 2013
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A
Expoagas 2013 - 32ª Convenção Gaúcha de Supermercados ocorreu de 20 a 22 de
agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, na Capital, evidenciando uma série de
mudança nos hábitos de consumo dos gaúchos, as principais apostas do setor
supermercadista para o segundo semestre do ano e mais de 800 lançamentos.
Segundo levantamento apurado pelo instituto Segmento Pesquisas nos dois
primeiros dias do evento junto aos 340 expositores, a Feira encerrou com um
volume recorde de negócios, na ordem de R$ 333,8 milhões - uma venda média de R$
981,7 mil por estande.
O resultado foi puxado por segmentos como limpeza,
laticínios e equipamentos, alguns dos setores em destaque na Expoagas
2013. O balanço foi positivo mesmo com uma redução de 12,9% no número de
empresas varejistas visitantes. Segundo o presidente da Agas, a queda
preocupa pelas dificuldades logísticas e de falta de mão de obra enfrentadas
sobretudo pelas micro e pequenas empresas. "Os problemas logísticos, o temor de
engarrafamentos e as dificuldades do pequeno varejista deixar seu negócio por
falta de pessoal são fatores decisivos pela diminuição de pequenos empresários
nos corredores da Feira", explicou.
No total, 37,9 mil pessoas visitaram
a Expoagas 2013. Em setembro, no lançamento da Expoagas 2014, a entidade
já havia comercializado 82% dos estandes.
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Longo pontua reivindicações no tradicional discurso
de abertura
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A
tradicional cerimônia abertura do primeiro dia da Convenção, terça-feira (20),
foi marcada pelo esperado discurso do presidente da Agas, Antônio Longo.
O dirigente aproveitou o prestígio de autoridades como o governador do Estado,
Tarso Genro, e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, para pontuar uma
série de reivindicações do segmento supermercadista.
Longo agradeceu pelo
diálogo aberto do governo do Estado com o setor supermercadista e tratou de
temas como a redução da alíquota do suco de uva e uma melhor infraestrutura. "A
logística é um dos grandes entraves do nosso setor, fazendo com que as empresas
necessitem um estoque maior desnecessário, em cerca de 10 dias, onerando-as com
um valor de cerca de 2 bilhões de reais, que poderiam estar gerando mais renda
estão locados, como estoque de segurança, aumentando o risco de vencimentos e
quebra de produtos", afirmou. Outro assunto em questão foi a necessidade do
tratamento dos itens de higiene e cuidados pessoais como alíquota de cesta
básica.
Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de
Supermercados (Abras), elogiou o trabalho feito pela entidade gaúcha e disse que
trabalha por melhorias para o setor, como redução de impostos na folha de
pagamento. Yamada ainda falou sobre os investimentos em projetos sustentáveis e
de tecnologia. Segundo ele, a meta do segmento é chegar a um faturamento de R$
313 bilhões em 2014. O presidente da Associação Latino Americana de
Supermercados (Alas), João Carlos de Oliveira, abordou os desafios do setor e
apresentou uma nova tecnologia para código de barras.
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Zildo De Marchi, Supermercadista Honorário de
2013
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Também
na abertura da Expoagas 2013, Longo entregou, junto com o governador
Tarso Genro, o Troféu Supermercadista Honorário 2013 ao presidente do Sistema
Fecomércio/RS, Zildo de Marchi.
Segundo o presidente da Agas, De
Marchi é um exemplo como empresário e como líder de classe para todo o segmento
supermercadista. "Este justo reconhecimento não poderia estar em melhores mãos,
já que há muitos anos admiramos o senhor Zildo pela sua atividade visionária e
empreendedora como precursor da introdução dos iogurtes e o leite em saquinho
para as famílias brasileiras", justificou Longo.
O presidente da
Fecomércio/RS agradeceu a homenagem. "Tive a oportunidade de acompanhar o
crescimento do setor supermercadista e sinto orgulho da rede do Rio Grande do
Sul", disse.
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Alexandre Garcia palestra e debate com 'ases' da
classe empresarial
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O
comentarista Alexandre Garcia, da Rede Globo, marcou o início da programação de
palestras da Expoagas 2013. Na ocasião, Garcia traçou um panorama da
história recente do País, falando sobre os fatos e acontecimentos que tiveram
influência decisiva sobre o cenário nacional e na maneira como a população
encara sua realidade e seu futuro.
A fala de Garcia também foi permeada
por um debate entre algumas das principais lideranças empresariais do Rio Grande
do Sul. Participaram o presidente da Fiergs, Heitor Müller, o presidente do
Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, o presidente da Tramontina, Clovis
Tramontina, e o presidente do Banrisul, Túlio Zamin.
A Expoagas
teve ainda palestrantes do quilate de Arnaldo Jabor, Marcelo Tas, Eugênio
Mussak, Carlos Hilsdorf, Professor Liévore e Deb Xavier, entre outros. O CAT
também teve pautas interessantes, como Copa do Mundo e
acessibilidade.
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Formatura do curso superior emociona convidados
durante a Expoagas
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Uma
cerimônia inédita na Expoagas marcou a 32ª edição do evento, neste ano,
na Fiergs. Dia 21 de agosto, ocorreu a formatura da terceira turma do curso
superior de Gestão em Supermercados.
Na cerimônia, oito
profissionais receberam o diploma do curso realizado à distância pela
Agas em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Patrono da
turma, o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo, agradeceu pela homenagem
e parabenizou os formandos. "Os eventos da Agas nos dão muito orgulho,
mas nenhum emociona tanto quanto as formaturas", disse o presidente.
Para
o orador do grupo de alunos, José Reni dos Santos, a cerimônia marca o começo de
uma nova trajetória para os oito novos gestores. "Este não é o fim, mas sim o
início de um ciclo. Tenho certeza de que todos sairemos daqui muito mais
preparados para enfrentar os desafios do mercado do que quando ingressamos no
curso", disse.
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Governo do Estado, Agas e Gota Limpa unidos no
auxílio às vítimas das cheias
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As
fortes chuvas do começo de setembro causaram alagamentos, cheias e transtornos a
milhares de famílias gaúchas. Atendendo a um pedido do secretário chefe da Casa
Civil do Governo do Estado, Carlos Pestana Neto, a Agas buscou parceria
junto a um dos principais fornecedores de produtos de limpeza gaúchos para
auxiliar no restabelecimento das famílias atingidas.
Assim, a Associação
e a Bertolini uniram forças para subsidiar o envio donativos à Defesa Civil do
Estado: ao todo, foram 10 mil unidades de água sanitária e 10 mil unidades de
lava-louças da marca Gota Limpa, entregues nesta terça-feira (3) no Centro
Administrativo Fernando Ferrari, na capital.
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Walmart fecha três unidades no
Estado
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Depois
de anunciar o fechamento de 25 lojas no Brasil, o Walmart encerrou três
operações no RS em novembro. As lojas do supermercado Nacional da Rua da
República, em Porto Alegre, e de Caxias do Sul, além da unidade do Maxxi Atacado
em Erechim, foram fechadas pelo Walmart ainda na primeira quinzena do mês. De
acordo com a empresa, o fim da atividade das três unidades ocorre por baixo
desempenho.
A operação do Walmart no Rio Grande do Sul é a maior do país,
com 118 unidades de bandeiras como Big, Nacional e Maxxi Atacado em mais de 50
municípios, onde emprega cerca de 18 mil funcionários. Segundo a empresa, a
maior parte dos funcionários das unidades fechadas foi realocada para outras
lojas.
O encerramento das atividades de 50 unidades do Walmart no Brasil
e na China foi anunciado em 15 de outubro. Na ocasião, a empresa disse que
abriria 22 novas lojas no Brasil ainda neste ano e reformaria mais de 40
unidades, com investimentos de cerca de R$ 1 bilhão em 2013. No Rio Grande do
Sul, a empresa investiu em 2013 cerca de R$ 125 milhões na reforma de seis lojas
Nacional (Capital e Interior) e quatro lojas Big (Capital e Interior), e na
inauguração de um supermercado Big em Santa Maria, em
dezembro.
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Agas fortalece relacionamento com a
imprensa
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Fonte
de pautas diariamente nos mais diferentes aspectos de preços, tendências e
economia, a Agas estreitou ainda mais seu relacionamento com a imprensa
em 2013.
Quatro coletivas de imprensa reuniram jornalistas na sede da
entidade: Ranking Agas, Expoagas, Natal e Carrinho Agas. Ao longo do ano, a
entidade buscou aproximação com a imprensa do Interior.
Durante a
Expoagas, 54 jornalistas dos mais diferentes pontos do Estado ficaram
hospedados em Porto Alegre, a convite da entidade, para mostrar as novidades e
os destaques da feira.
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45ª Convenção Regional de Supermercados movimenta R$
7,2 milhões em Tramandaí
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O
mau tempo não atrapalhou a realização de parcerias, a troca de experiências e os
bons negócios proporcionados pela 45ª Convenção Regional de
Supermercados, em outubro, em Tramandaí, com um total de R$ 7,2 milhões em
transações concretizadas entre os 72 expositores e os visitantes.
Durante
os dois dias de feira, mais de 3,3 mil pessoas ligadas ao setor aproveitaram as
condições especiais de pagamento, as oportunidades diferenciadas e os
lançamentos que os fornecedores disponibilizaram em seus estandes. Para Longo, o
sorteio inédito de um automóvel GM Celta zero quilômetro entre os compradores da
feira, que ocorreu no desfecho do evento alavancou o volume recorde de
transações. Para participar, os visitantes ganharam um cupom a cada R$ 500,00 em
compras junto aos expositores. "O crescimento nos negócios em relação à
Convenção de Tramandaí de 2012 foi da ordem de 25%", calcula o
presidente.
Certificado pela Caixa sob o número 6-1573/2013, o sorteio
premiou o Super Reffechs, de Imbé. O ganhador foi Clodovino dos
Santos.
Promovida anualmente pela Agas, a feira ocorre há 12 anos
consecutivos no Litoral Norte, sempre precedendo o início do verão. A feira teve
patrocínios da Superpan, da Megaliti Distribuidora, da Baly Energy Drink, da
Dipam Gaúcha, da Sucos CBS e da Seara.
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Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica ganha o
Brasil
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A
Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) avança pelo País. Depois de passar
por testes em projetos-piloto e em produção em alguns estados, a tecnologia foi
apresentada no dia 18 de novembro, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre
(RS). "O objetivo é promover a massificação do projeto no Brasil", explicou
Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do
Sul, estado anfitrião do evento.
A tecnologia elimina a necessidade de a
nota fiscal ser armazenada em papel. Basta fazer a leitura do QR Code impresso
no documento emitido na hora da compra, via smartphone ou tablet, para ter as
informações armazenadas eletronicamente no site da Secretaria da Fazenda de cada
estado. O cliente também poderá optar por receber tudo via e-mail. "O código de
barras, que completa 30 anos de utilização no Brasil e é tão conhecido dos
consumidores, é uma ferramenta essencial para a emissão da NFC-e", destacou João
Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil - Associação Brasileira de
Automação.
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e-Social em debate
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Ocorreu
em novembro um dos mais aguardados seminários gratuitos promovidos pela
Agas em 2013. Foi o evento Preparação para implementação do
e-Social, ocorrido dia 12.
O evento, que ocorreu no Polo UCS do DC
Navegantes, em Porto Alegre, foi conduzido pelo instrutor e consultor contábil
Vanderlei Goulart.
O e-Social (ou folha de pagamento digital) é a sigla
para o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais,
Previdenciárias e Trabalhistas, que faz parte do SPED. A folha digital será
obrigatória para todas as empresas já a partir de 2014.
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GES por todos os cantos
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Em
um ousado planejamento do Departamento de Capacitação, o GES - curso de
Gestão em Supermercados com seis meses de duração - formou seis turmas em
2013.
Os gestores foram treinados em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa
Maria, Cruz Alta e Passo Fundo.
Pela primeira vez, a Agas formou
uma turma exclusiva a micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 3,6
milhões/ano, graças a parceria abraçada pelo Sebrae/RS - que subsidiou 50% do
curso para participantes de MPEs.
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Carreta capacita 3,1 mil
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Em
2013, a Agas capacitou 6,1 mil pessoas em todos o RS. Mais da metade
delas (3,1 mil) foram treinadas no projeto De Olho no Futuro, que
percorre o Interior do Estado com uma escola móvel desde 2008.
Somente
neste ano, foram 104 cursos promovidos em 28 municípios diferentes. Ao total a
escola móvel atingiu a marca de 19.307 profissionais qualificados em seis
anos.
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