quinta-feira, 8 de maio de 2014

NOTICIAS DA AGAS

Lievore comanda Jantando com a Agas em Santa Maria, dia 20
José Alfredo Lievore via levar sua animação ao Coração do Estado
O aprendizado e a troca de informações em um ambiente informal e descontraído característicos do Jantando com a Agas vão ser multiplicados pelo palestrante da noite do dia 20 de maio, em Santa Maria.

Com décadas de experiência em varejo e centenas de palestras no currículo, entre elas participações na Expoagas, o conferencista Professor Lievore conduzirá o jantar da Associação no dia 20, em Santa Maria a partir das 20 horas, no Itaimbé Palace Hotel (Rua Venâncio Aires, 2741), prometendo bom humor e qualificação com a palestra O sucesso do varejo de sucesso: se o cliente voltar, todos nós ganhamos!.

Em sua apresentação, o palestrante vai abordar temas como o que faz o cliente voltar à sua loja, produto, preços e promoções, estratégias para vender mais na Copa do Mundo e as atitudes e comportamentos dos consumidores nos pontos de venda. O Jantando com a Agas em Santa Maria tem os patrocínios de Superpan, Café Pelé, Orquídea, Croma, Snickers e Gota Mágica. Inscrições abertas pelo site www.agas.com.br. Saiba mais pelo telefone (51) 2118-5200.
Agas debate os gargalos do setor em Santa Maria
Tributarista Fábio Canazaro será um dos participantes
Um espaço para o debate de problemas e sobretudo soluções para o setor supermercadista gaúcho. Este será o novo Agas em Foco, evento que antecede o Jantando com a Agas em sua estreia, dia 20 de maio em Santa Maria, no Hotel Itaimbé, a partir das 15 horas.

Para enriquecer a discussão de temas como recursos humanos, tributação, Sped Fiscal e E-Social, a Associação convocou profissionais do quilate de Rogério Machado, Fábio Canazzaro, Edina Fassini, Angelita Garcia e Vanderlei Goulart, que farão explanações e responderão dúvidas dos participantes durante o Agas em Foco.

O evento é exclusivo a supermercadistas, e tem pré-inscrições abertas pelo e-mail eventos@agas.com.br. "O objetivo é realmente trocar ideias e discutir as questões em voga no setor. É uma oportunidade ímpar para que os varejistas eliminem eventuais dúvidas e compartilhem experiências", explica o idealizador da ideia e presidente da entidade, Antônio Longo.
Expoagas 2014 vai ampliar conceito de sustentabilidade
Feira ocorre em agosto, na Capital
Sustentabilidade não é só ecologia. Este é o conceito que a Associação quer difundir durante a Expoagas 2014, marcada para 19, 20 e 21 de agosto no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a feira vai chamar a atenção dos participantes para os outros pilares das empresas sustentáveis, o "social" e o "econômico". "Eficiência energética é sustentabilidade, assim como a prevenção de perdas e o controle do RH o são. Práticas sustentáveis devem ser boas para a empresa, para o consumidor e para o planeta. Só assim o mercado de consumo irá adotá-las de forma plena", explica o dirigente.

Longo entende que uma empresa realmente sustentável é aquela que reduz custos, evita desperdícios, otimiza-se financeiramente e também preocupa-se com a questão ambiental. "A sustentabilidade não é uma questão meramente verde, mas sim um tema de gestão. A sustentabilidade está em todos os braços da empresa", resume Longo. A Expoagas 2014 terá mais de 300 expositores e, em seu ciclo de palestras, estão confirmados nomes como Max Gehringer, Clovis de Barros Filho, Clóvis Tavares e João Carlos Martins. Saiba mais em www.agas.com.br.
Curso de cartazista abre calendário de maio
Aula 100% prática de cartazista é a primeira deste mês
O mês de maio promete ser um dos mais movimentados pelo Departamento de Capacitação da Agas. Além das participações da escola móvel na Semana do Empreendedor de Santa Cruz do Sul e na Expoleite de Esteio, dos cursos de Libras e do GES, três programações vão qualificar colaboradores do setor na sede da entidade, na Capital.

O primeiro curso ocorre dia 8 de maio, com o professor Roberto Vieira ensinando a produção de cartazes com números e letras na aula de Cartazista. Dias 20 e 21, o assunto será Boas práticas em manipulação de alimentos, com o professor Odroaldo Rochefort, da Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul.

Encerrando a programação de maio na Capital, a nutricionista Cleonice Dias fala sobre Hortifrúti: cuidados e rotinas para o incremento nos resultados, em curso marcado para o dia 29, no Centro de Capacitação. As aulas ocorrem sempre das 8h30 às 17h30, com inscrições abertas pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do endereço eletrônico cursos@agas.com.br.
Eldorado do Sul recebe cursos para colaboradores do varejo
Codebal será anfitrião do veículo da Associação
Quem estiver em busca de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou já trabalha no setor supermercadista tem uma oportunidade ímpar de capacitação, em Eldorado do Sul, no começo de maio. Entre os dias 5 e 8, a Agas vai estacionar a sua celebrada escola itinerante no pátio do Supermercado Codebal do bairro Cidade Verde, com quatro cursos abertos à comunidade.

As aulas vão tratar de temas como a produção de cartazes promocionais, o atendimento, a frente de caixa e a chefia de loja. A carreta da Agas, que recebe cursos com até 50 alunos, possui diversos equipamentos que simulam situações do cotidiano supermercadista. Em Eldorado do Sul, a escola móvel estará no Codebal da Rua do Comércio, 179.

Realizados sempre das 8h30 às 17h30, os cursos tem patrocínios da Oniz Distribuidora e da Ades. Informações complementares pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do e-mail cursos@agas.com.br. Inscrições abertas para sócios da Agas (R$ 35,00) e para não sócios (R$ 45,00) no local.

Confira a programação completa de Eldorado do Sul:
 
GES Porto Alegre tem módulo de Gestão de Pessoas
Aula desta semana teve dinâmicas entre os colegas
Semanalmente, seguem as aulas do curso de Gestão em Supermercados - GES. Nesta semana, a turma de Porto Alegre aprendeu sobre Gestão de Carreira e Desenvolvimento, aula integrante do módulo de recursos humanos do curso.

O encontro foi conduzido pela psicopedagoga Lisia Strüssmann, e oportunizou aos alunos dinâmicas de grupo que desenvolveram aspectos de confiança, liderança e trabalho em equipe.

A turma da Unisuper não teve aula nesta semana, devido ao feriado do Dia do Trabalho, nesta quinta (1º). Quem também estudou na sede da Agas foram as duas turmas do Curso de Libras, que capacita, uma vez por semana, dezenas de gestores e colaboradores do segmento com a linguagem dos sinais.
"Como falar em público" é tema de curso do Agas Jovem
Sérgio Stock vai ministrar curso a jovens supermercadistas
Detectando o poder de comunicação como um dos desafios dos novos gestores, o Agas Jovem promoverá, em junho, um curso inédito e inovador: Como falar em público, com o jornalista e comunicador Sérgio Stock.

O projeto visa preparar profissionais de diferentes áreas de atuação e funções para os desafios relacionados à expressão verbal, oferecendo ferramentas que permitam um desempenho de alta performance. O curso inclui conteúdo teórico e exercícios práticos, e será desenvolvido em duas aulas: a primeira dia 13 de junho, e a segunda, dia 27 do mesmo mês.

O curso é aberto a supermercadistas e fornecedores de todas as idades. Informações e inscrições pelo telefone (51) 2118-5200 ou pelo e-mail agasjovem@agas.com.br.
Agas e Ibravin incentivam vinícolas gaúchas
Reunião na Agas definiu ações na Expoagas 2014
Uma parceria entre a Agas e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) deverá alavancar a participação das vinícolas gaúchas nas gôndolas dos supermercados.

Nesta segunda-feira (28), representantes das duas entidades discutiram, em reunião na Capital, o primeiro passo deste projeto: a criação do Espaço Enótria, na Expoagas 2014. "Será uma espécie de portal do vinho gaúcho, com diversas pequenas e médias vinícolas apresentando seus produtos a supermercadistas de todo o Brasil e do mundo", comenta a executiva de contas da Associação, Tiovana Bencke.

Além da promoção do vinho, o espaço também vai fomentar a comercialização do suco de uva natural. "Há muitos anos reivindicamos o enquadramento do suco de uva na categoria especial de cesta básica no ICMS, facilitando o acesso da população a este produto que, além de saudável, estimula a economia do RS", lembra o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
Agas perto dos 2,5 mil seguidores no Facebook
Fanpage da entidade posta novidades diariamente
Com a intenção de estreitar o relacionamento com seu público associado e de difundir informações pertinentes ao setor supermercadista gaúcho, a Agas aposta nas redes sociais para garantir a interatividade de supermercadistas e fornecedores com a entidade.

Atualizada com notícias, lançamentos, inaugurações, dados econômicos e curiosidades que interessam ao varejo, a fanpage oficial da Agas no Facebook (www.facebook.com/portalagas) está prestes a atingir os 2,5 mil seguidores, e é alimentada em tempo real, diariamente, pelo Departamento de Comunicação da Associação.

Outros canais de comunicação são o Twitter (www.twitter.com/portalagas) e o Instagram (www.instagram.com/portalagas). Segundo o gerente executivo da entidade, Francisco Schmidt, o projeto é de garantir a interatividade do público da Expoagas 2014 através destas redes de relacionamento. "O debate poderá ser aberto em painéis a partir do uso de hashtags, de modo que a plateia interaja com os palestrantes", adianta Schmidt.
Vendas do setor supermercadista crescem 6,92% em março
Sussumu Honda falou em nome da Abras
As vendas reais do setor supermercadista acumularam alta de 6,92% em março na comparação com o mês anterior. Em contrapartida, em relação ao mesmo mês de 2013 registraram queda de -7,82%. No acumulado do ano, as vendas apresentaram queda de -0,57%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As informações são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram crescimento de 7,90% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a março de 2013, queda de -2,14%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 5,18%.

"O setor continua vendendo bem e nossas expectativas continuam positivas. A queda registrada em março deste ano, em relação ao ano passado, é devido à data da Páscoa, que em 2013 aconteceu em 31 de março, concentrando todas as vendas naquele mês. Neste ano, a Páscoa foi na terceira semana de abril, que mostrará aumento de vendas na comparação com o mesmo mês do ano passado. Portanto, como trata-se de fator sazonal, acredito que em abril já teremos um acumulado positivo de vendas", destaca o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda.
Codebal lança campanha alusiva à Copa
A Copa do Mundo está chegando e cada vez mais redes de supermercados procuram diferenciais para aproveitar o evento e impulsionar as vendas. Pensando nisso, os supermercados Codebal, de Eldorado do Sul, acabam de lançar a campanha "Torcida Codebal - Aqui, você é o campeão!".

Com a ação, a cada R$ 30,00 em compras os clientes da rede vão ganhar um cupom para concorrer a prêmios como uma motocicleta Dafra Riva 150, 2 TVs LG 32´´, 2 celulares Nokia Lumia, 2 tablets e 2 videogames Xbox 360.

O sorteio e a entrega dos prêmios ocorrem no dia 5 de julho, às 11 horas, no estacionamento da loja matriz. EM outubro, a Codebal prepara outra campanha promocional - desta vez alusiva ao seu aniversário. As duas ações são capitaneadas pela gaúcha Agência Player.
Rede Super Sul sorteia prêmios
Diretores da rede comandaram festa em Cruz Alta
A "Goleada de Prêmios" da Rede Super Sul, de Cruz Alta, reuniu clientes de toda a região no ginásio do município neste domingo, dia 27.

Na ocasião, uma programação repleta de atividades, como show musical, teatro, brinquedos e mateada mobilizaram a comunidade, que reuniu-se para o sorteio de dois automóveis Gol zero quilômetro e 54 televisores de 32´´.

Os automóveis saíram para as clientes Eleida Dalpizzol Dama, do Super Útil de Ibirubá, e Andréa Rodrigues, de Selbach.
Vendas da Girando Sol aumentam 20% na feira do Paraná
A Girando Sol concluiu com êxito sua participação na Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (Mercosuper). Entre os dias 22 e 24 de abril, a empresa expôs seu mix de produtos na 33ª edição do evento, em Curitiba, no Paraná.

As vendas junto aos supermercadistas paranaenses tiveram incremento de 20% em relação à feira do ano passado. A empresa lançou na Mercosuper três novidades: o alvejante sem cloro, mais recente item da marca, e as novas embalagens e rótulos do amaciante concentrado e da água sanitária. Segundo o gerente comercial da Girando Sol no Paraná, Marcelino Sigmar Borscheid, os itens se sobressaíram nos negócios. "Os lançamentos foram muito bem. Cadastramos um significativo número de novos clientes e também teve boa participação dos clientes já fidelizados", salienta Borscheid.

A Girando Sol também comercializou suas outras nove famílias de produtos. Ao todo, o mix da empresa é formado por cerca de 150 itens voltados à limpeza doméstica. A Mercospuer é realizada pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras).
Germani lança biscoitos vitaminados
A Germani acaba de lançar no mercado as mini roscas vitaminadas nos sabores Leite e Chocolate, em 30g e 150g. Os novos produtos mesclam sabor, crocância e divertimento com ingredientes que contribuem para a saúde e o desenvolvimento das crianças.

As mini roscas foram desenvolvidas de acordo com pesquisas de mercado. Elas destacam-se pela inclusão das Vitaminas A, B1, B2 e B3, e Ferro. A vitamina A é importante para o bom funcionamento da visão e participa da defesa do organismo. As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental. O ferro previne a anemia e é essencial no processo de crescimento e desenvolvimento do organismo.

No layout das embalagens, foi mantida a identidade visual reconhecida pelo consumidor dos biscoitos Germani e foram utilizados elementos de atração e entretenimento com o principal público-alvo, como a tipografia colorida da palavra "mini" e as imagens de crianças brincando, para realçar os produtos no ponto de venda. A novidade amplia o portfólio de biscoitos da marca e mantém a proposta de oferecer opções práticas, saborosas e nutritivas ao consumidor.
Naturale participa pela primeira vez da Apas
De 5 a 8 de maio, a empresa Naturale, de Lagoa Vermelha, estará participando da Feira Apas, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo. Uma das principais feiras de negócios do setor supermercadista, a Apas completa 30 anos de existência em 2014 e vai abordar nesta edição o tema "Confiança: Fundamento do Time Campeão", mostrando durante os quatro dias de evento como estabelecer relações de confiança mútua entre toda a cadeia supermercadista: empresários, fornecedores, consumidores, comunidade e governantes.

De acordo com o diretor comercial da Naturale, empresa que participa pela primeira vez do evento, Cristiano Dolzan, o tema da feira está mais atual do que nunca. "Buscamos a confiança sempre. Desde o processo inicial de fabricação dos nossos produtos, até o momento em que eles vão para as gôndolas, visando o consumidor final. Por isso, temos como premissa básica a excelência em qualidade", destacou o executivo.

Durante a Apas, a Naturale vai lançar quatro novos produtos que prometem conquistar o mercado de alimentos funcionais, além de expor em seu estande os já existentes no mix da empresa. "Nos últimos anos, temos focado muito no desenvolvimento de produtos novos que, além de sabor, ofereçam qualidade de vida para os consumidores. E estamos conseguindo!", finalizou de forma positiva.
Curta
Aurora - O executivo Hermínio Ficagna, de 54 anos, assumiu a direção geral da Cooperativa Vinícola Aurora a partir desta terça-feira (29). Há 26 anos na empresa, Ficagna atuou na área jurídica e desenvolveu, nesses anos, larga experiência na administração e no assessoramento do quadro social da vinícola. Depois de 42 anos na Aurora, Alem Guerra deixa a empresa.
 
AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados
Rua Dona Margarida, 320
Telefone (51) 2118-5200
CEP 90240-610 Porto Alegre / RS
agas@agas.com.br - www.agas.com.br
Presidência: Antônio Cesa Longo.
Vice-Presidência: Ademar Cappellari, Augusto de Césaro, Cláudio Zaffari, José Humberto Tischler, Sérgio Zaffari.
Diretoria: Ademir Gasparetto, Ana Saling, Antônio Alberto Righi, Antonio Ortiz Romacho, Cláudio Schwerz, Eduardo Cidade, Ezequiel Stein, Jairo Libraga, José Reni M. dos Santos, Lindonor Peruzzo, Luiz Fábio Jordão Martinelli Filho, Manoel Ademir Pereira, Paulo Pfitscher, Pedro Jacó Schneider, Ugo Dalpiaz.
Conselho Fiscal: Cesion do Nascimento Pereira, Cláudio Ernani Neves, Luiz Carlos Carvalho, Luiz Ottonelli, Olírio Bortolon, Santo Assis Beltrame.
AGAS Jovem - Presidência: Caroline Righi.
Gerência Executiva: Francisco Miguel Schmidt.
Assessoria de Imprensa e Jornalista Responsável: Francisco Brust.
Departamento de Marketing e Eventos: Flávia Ferreira, Gabriel Xerxenesky, Juliane Redin.
Departamento Comercial: Samantha Guerra, Tiovana Bencke.
Departamento Jurídico: Edina Fassini.
Departamento de Capacitação: Angelita Garcia, Fábio Gomes, Leandro dos Santos, Luciano Silva.
Departamento de Cadastro: Patrícia Melo.
Departamento Administrativo e Financeiro: Luciana Ost, Tatiane Pires.
Recepção: Rosana Poll.
Mídias Sociais: Fabiano Scheck Ferraz.

Nenhum comentário: