Volkswagen Gol chega ao 27º ano consecutivo como o veículo mais
vendido no Brasil |
|
- Lançado em 1980, o modelo acaba de atingir 7,5 milhões unidades fabricadas
no País
- O Gol encerrou o ano de 2013 com 255.070 unidades comercializadas, 71.382
unidades à frente do segundo colocado
|
|
O Volkswagen Gol acaba de completar 27 anos consecutivos na liderança
de vendas no mercado nacional. O Gol encerrou o ano de 2013 com 255.070 unidades
comercializadas, 71.382 unidades à frente do segundo colocado. Lançado em 1980,
o modelo assumiu a liderança em 1987 e nunca mais deixou o posto de preferido
dos brasileiros.
“Dos 60 anos da Volkswagen no Brasil, o Gol certamente foi o ‘artilheiro’ da
empresa nas últimas três décadas. É um líder completo, com recordes históricos
em produção, com mais de 7,5 milhões de unidades fabricadas desde 1980, número 1
em vendas pelo 27º ano consecutivo e mais de 1,2 milhão de unidades exportadas
para mais de 60 países”, afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do
Brasil.
Gol Seleção
Patrocinadora oficial da Seleção Brasileira
de Futebol, a Volkswagen acaba de lançar a série Seleção para os modelos Gol,
Voyage e Fox. Com produção aproximada de 20 mil unidades no total, os modelos
trazem identificação visual especial, com detalhes internos e externos, além de
ofertas diferenciadas de equipamentos de série, como vidros elétricos nas quatro
portas; direção com assistência hidráulica; sistema de som com funções de rádio,
CD-player com MP3, entradas auxiliar e USB e conexão Bluetooth para telefone
celular; I-System (que inclui o sistema ECO Comfort, que orienta o motorista a
dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel).
O Gol é o “Camisa 10” da Linha Seleção e tem oferta exclusiva do “pacote
Brasil”. Esse pacote é composto por pintura especial na cor Amarelo Solaris;
faróis de neblina; aros dos difusores de ar e da alavanca de câmbio em amarelo –
mesma cor do brasão da CBF no porta-objetos. Além disso, fazem parte do pacote
Brasil as rodas de 15 polegadas (“Thor Rallye”). O revestimento dos bancos na
cor preta e com inserto em amarelo também é exclusivo e foi inspirado na 3ª
camisa da Seleção Brasileira. O pacote Brasil está disponível para o Gol Seleção
com motor EA111 1.6 (que pode ser combinado ao câmbio manual ou ao
automatizado).
Novo Gol
Lançado em julho de 2012, o Novo Gol traz o design mundial da marca e mais
inovação tecnológica, além de recursos que tornaram o modelo um dos carros mais
atraentes e avançados em seu segmento de mercado. A nova linha também traz
evolução em sua motorização 1.0 e novos equipamentos de série.
Além da
evolução visual e da reestruturação da oferta de configurações, o Novo Gol
recebeu uma arquitetura eletrônica completamente nova, uma das mais avançadas e
complexas de sua categoria. Esse novo “esqueleto” eletrônico possibilitou a
instalação de vários equipamentos inéditos no seu segmento.
Entre eles está o "Comfort Blinker", item que possibilita que o motorista,
com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem
necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Outro benefício da
nova arquitetura é a inclusão do sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de
Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do
mercado.
O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o
motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem
mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem
de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo em estado estático, as
luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta,
indicando que o veículo parou.
“Além dos atributos de qualidade, durabilidade e confiança, o consumidor hoje
busca em um carro padrões mais altos de tecnologia e acabamento interno e o Gol
é tudo isso e mais: faz parte da vida dos brasileiros desde 1980. O Gol é o
exemplo da evolução do mercado nacional”, declara a vice-presidente de Vendas e
Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.
Passaporte “carimbado”
O Gol começou a ser exportado já
no ano de seu lançamento, 1980, quando foram enviadas 49 unidades para o
Paraguai e Nigéria. Ao longo do tempo, foram mais de um milhão de unidades
exportadas para mais de 60 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e
Europa.
O Gol exportação é igual ao vendido no Brasil. Tecnicamente, a principal
mudança ocorre nos sistemas de injeção e gerenciamento dos motores para rodar
com gasolina sem adição de etanol, que difere do combustível vendido no
Brasil.
Em toda sua história, o Gol já superou mais de 1,2 milhão de unidades
exportadas para mais de 60 países. Em 2013, foram exportadas 80.092 unidades do
modelo, principalmente para a Argentina e México.
Pioneirismos do Gol:
- Líder de vendas há 27 anos consecutivos, é o carro mais vendido na história
da indústria brasileira
- Mais de 1,2 milhão de unidades exportadas para mais de 60 países
- Mais de 7 milhões de unidades produzidas no País
- Pioneirismo do Gol:
- Primeiro carro a utilizar tecidos com fio à base de PET reciclado para
revestimento de bancos e portas de veículos
- Primeiro automóvel de entrada bicombustível (Gol 1.0 TotalFlex, em 2005),
popularizando a tecnologia
- Primeiro carro com motor bicombustível do Brasil (Gol TotalFlex, em 2003)
- Primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica (Gol GTI, em 1989).
- Primeiro a usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas
- Primeiro veículo a ultrapassar a marca de 3,5 milhões de unidades produzidas
no Brasil, superando o Fusca
Curiosidades
- A primeira exportação do Gol foi no ano de seu lançamento, 1980, com 48
unidades vendidas para o Paraguai e uma para a Nigéria.
- No Paraguai, o Gol foi líder de vendas durante 8 anos consecutivos, de 1995
a 2002.
- O Gol a diesel foi vendido entre 2000 e 2008 para Argentina (14.565 unidades
no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
- Em 2003, no ano do lançamento do motor Total Flex, o Gol bateu o recorde da
FIA na categoria Endurance Internacional quando, utilizando 3 Gols Power com
motorização 1.6 Flex rodou sucessivamente 5 mil, 10 mil e 25 mil quilômetros
parando apenas para abastecimento, troca de pilotos e troca de óleo.
- Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, sendo o primeiro carro
brasileiro a circular no país.
- Ucrânia, Turcomenistão e Azerbaijão receberam o Gol, entre 2004 e 2005,
sendo que o automóvel sofreu adaptações devido à grande diferença climática em
relação ao Brasil.
- Quando foi exportado para Egito, Rússia, Azerbaijão, Turcomenistão e
Ucrânia, o modelo foi batizado como Pointer.
- No México, o automóvel também chegou a ser comercializado como Pointer, mas
atualmente mantém o nome Gol.
- China e Irã chegaram a fabricar o Gol em CKD (Completely Knoked Down) a
partir de peças exportadas do Brasil.
- Em abril de 2010, durante o evento Gol Fest (celebração dos 30 anos do
modelo) a Volkwagen quebrou o recorde de Mosaico formado com veículos quando
reuniu 460 Gols nas cores vermelho, branco e preto.
Para informações sobre a Volkswagen do Brasil,
acesse: www.imprensavw.com.br |
|
|
|
|
|
|
Gol Seleção |
|
|
|
|
|
|
|
Gol Rallye |
|
|
|
|
|
|
|
Gol Highline 1.6 |
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário