Projeto Verão Agas 2014 chega a
Xangri-lá
|
|
Assim
como em Cidreira, receitas da Orquídea são um dos
destaques
|
Depois
de receber 228 veranistas nas oficinas de Quintão e de registrar bom público nos
dois primeiros dias de Cidreira (onde a carreta segue até este domingo), o
Projeto Verão Agas chega a Xangri-lá, de 22 a 25 de janeiro, para seguir
o ciclo de oficinas destinadas à capacitação, entretenimento e diversão de
veranistas e moradores da região. Durante todo o veraneio, a carreta
estará estacionada em pontos de grande fluxo de pessoas, facilitando o acesso
dos veranistas, conforme explica Angelita Garcia, coordenadora de Capacitação da
Agas. Em Xangri-lá, a carreta estará estacionada no Estacionamento do
Unisuper. As inscrições para as oficinas são gratuitas, e podem ser
efetuadas no local dos cursos e palestras. Informações complementares pelo
telefone (51) 9861-9626, ou através do e-mail carreta@agas.com.br.. Depois de Xangri-lá,
a escola móvel irá a Torres, com cursos de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.
Confira a agenda de Xangri-lá:
|
|
Seminário sobre a NFC-e reúne mais de 90 pessoas
na Capital
|
|
Hotel
Deville recebeu grande público para eliminar dúvidas sobre a
NFC-e
|
Prevista
para estar completamente implantada no varejo até 2016, a Nota Fiscal de
Consumidor Eletrônica (NFC-e) foi tema de debate em seminário promovido pela
Agas nesta quinta-feira (16), no Hotel Deville, em Porto
Alegre.
Para eliminar dúvidas de supermercadistas, contadores,
profissionais da TI e varejistas em geral sobre a NFC-e, a Associação convidou o
coordenador técnico adjunto do Encat e fiscal do tesouro da Secretaria da
Fazenda, Vinicius Pimentel de Freitas, para trazer mais detalhes sobre o
sistema. Segundo ele, a NFC-e é decorrente da necessidade de padronização e da
redução de custos, e do sucesso na Nota Fiscal Eletrônica em todo o Brasil. "Ela
será implementada por um pedido do Confaz, e é uma solução eletrônica que
dispensa a obrigatoriedade de hardware. Além disso, não existe homologação de
hardware e de software na NFC-e, e teremos a participação da iniciativa privada
neste projeto", explicou Vinicíus. De acordo com o palestrante, o sistema
tornará mais simples e fácil o controle do Fisco sobre empresas e consumidores
contribuintes. "Para os contribuintes, será muito prático, já que a ideia é que
possam acessar seus cupons fiscais direto a partir de um smartphone",
disse.
Já o bacharel em informática e sócio-gerente da KW Informática,
Alexandre Carvalho de Leonço, ateve-se à parte prática de implementação da NFC-e
nos supermercados. "Em termos de hardware, a única necessidade é uma impressora
que trabalhe com QR-Code. Com relação ao software, o importante é que ele tenha
segurança e capacidade de armazenamento de no mínimo cinco anos", explicou. Ao
final do evento, os 92 participantes do encontro puderam dirimir dúvidas com
questões diretas aos dois convidados.
|
|
|
Vem aí o GES 2014
|
|
Agas
deverá montar três turmas do GES neste ano
|
Seis
turmas de gestores foram qualificadas ao longo de 2013 pela Agas, e pelo
menos outros três novos grupos de alunos deverão ser formados pela entidade,
neste ano, para seguir o projeto de capacitação do curso de Gestão em
Supermercados - GES. A primeira turma a ter inscrições abertas é a de
Porto Alegre, para a qual os interessados já podem garantir sua vaga. O início
do curso na Capital será em 25 de março, com encontros semanais durante seis
meses na sede da Agas. Focado em aperfeiçoamento, qualificação e
resultados, o GES deverá ter mais duas turmas, com cidades-sede ainda
indefinidas. Para mais informações e inscrições para a turma da Capital,
contate pelo telefone (51) 2118-5200, ou através do endereço eletrônico ges@agas.com.br.
|
|
|
Curso superior: ainda há tempo para
inscrições
|
|
Nova
turma será formada a partir de processo
seletivo
|
Dedicação,
conexão com a internet e vontade de aprender. Estes são os requisitos básicos
para os interessados em ingressar no curso superior de Gestão em Supermercados,
desenvolvido pela Agas em parceria com a Universidade de Caxias do Sul
(UCS), que está com inscrições abertas para a sua quinta turma. O projeto
desenvolve-se em cinco semestres, com aulas diárias pela internet e apenas um
encontro presencial por mês, em Porto Alegre. No ano passado, uma turma do curso
formou-se durante a Expoagas 2013, recebendo os diplomas superiores, que têm a
chancela do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em solenidade na
Fiergs. Para esta nova turma, as inscrições encerram-se dia 7 de
fevereiro, com prova na semana seguinte. Mais informações em www.agas.com.br,
ou pelo telefone (51) 2118-5200.
|
|
|
Redes sociais: siga a Agas no Facebook, Twitter e
Instagram
|
|
No
Instagram, Agas publica fotos e vídeos
|
Mais
de duas mil pessoas ligadas ao setor supermercadista estão acompanhando a
Agas nas redes sociais. Além da newsletter Notícias Agas, do site e da
Revista Agas, a entidade busca, desde 2012, estreitar o relacionamento com seus
públicos também através do Facebook, do Instagram e do Twitter. O www.facebook.com/portalagas
e o www.twitter.com/portalagas
são atualizados em tempo real, diariamente, com notícias, bastidores,
programações, ações do presidente e outras novidades da Agas, dos seus
associados e dos fornecedores. Os portais sociais da entidade atualizam,
ainda, alterações jurídicas em legislações municipais, estaduais e federais -
enquanto o www.instagram.com/portalagas
relata, em fotos, o cotidiano da entidade e dos eventos que a Associação
promove.
|
|
|
Naturale amplia unidade
fabril
|
A
Naturale está expandindo sua unidade fabril com a aquisição de maquinário para a
criação de mais uma linha de produção de barras de cereais. Com os novos
equipamentos, a empresa vai duplicar sua capacidade de produção com o objetivo
de atender a forte demanda dos mercados interno e externo.
Atualmente, a
Naturale possui um quadro funcional composto por 170 colaboradores e está
funcionando com 100% do seu potencial, 24 horas por dia. Parte do aumento de
produção foi impulsionado pelo lançamento recente das barras de cereais com
sabores inéditos no mercado: 7 Grãos, Granola, Doce de Leite com Cobertura de
Chocolate e Doce de Leite.
Com apenas 12 anos de existência e localizada
em Lagoa Vermelha, no interior do Rio Grande do Sul, a Naturale tem desenvolvido
produtos com a sua marca e também para marcas próprias de empresas do setor
supermercadista, como Carrefour, Pão de Açúcar, Walmart, Makro, Dia% e
Unidasul.
|
|
|
Fruki apresenta o Festival de Verão em Tramandaí e
na Praia do Cassino
|
|
SPC
abriu série de shows
|
A
Bebidas Fruki, com a Fruki Cola, é a principal patrocinadora do Festival de
Verão programado para Tramandaí e Praia do Cassino. São cinco eventos marcados
pela diversão, interatividade e presença de personalidades importantes da
música.
O primeiro deles aconteceu no dia 4 de janeiro, com a
apresentação do Só Pra Contrariar (SPC) e da Turma do Pagode, no Cassino. Na
sexta-feira passada, dia 10, a atração ficou por conta de Lulu Santos, que tocou
na Arena de Shows do Campo do Praião. No dia 7 de fevereiro será a vez do grupo
Sambô. Em Tramandaí, o SPC tocou no dia 2 de janeiro, e no dia 25 a dupla
Fernando & Sorocaba estará mostrando a sua música sertaneja.
A
expectativa é de que os eventos reúnam, somente na Praia do Cassino, mais de 20
mil pessoas. "O investimento feito em eventos é de extrema importância, pois
quando vinculamos nossa marca a promoções respeitadas, com posicionamento e que
atingem o consumidor, estamos agindo estrategicamente, possibilitando integração
com o consumidor final e mostrando a força e conceito da marca Fruki", destaca o
gerente de Marketing da empresa, Julio Eggers.
|
|
|
Florestal apresenta o pirulito Coração
Brasil
|
O
Brasil se prepara para sediar grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e
as Olimpíadas, e a Florestal, uma das maiores empresas de doces do País e líder
na produção e comercialização de pirulitos planos da América Latina, não pode
deixar de participar destes momentos históricos que já estão movimentando o
Brasil e o mundo.
No embalo destas grandes festas, a Florestal
desenvolveu um pirulito em formato de coração, concebido nas cores verde,
amarela e branca. A escolha do nome, Coração Brasil, deve-se a todo o
envolvimento emocional que o esporte, principalmente o futebol, gera nos
brasileiros.
Este produto faz parte da linha Flopito Coração, conhecida
no mercado, com peso individual de 10g. Cada pacote contêm 500g e será
preenchido com pirulitos de dois sabores diferentes: limão e abacaxi. Para
completar o visual do produto, o palito será listrado com as cores verde e
amarela. O visual da embalagem também foi construído com as cores da bandeira
nacional.
|
|
|
Minuano comemora
recuperação
|
|
Marcelo
Tozzo, diretor-presidente da Minuano (Foto: Lidiane
Mallmann)
|
A
história das empresas que dão certo não é feita apenas de conquistas. Uma prova
disso é a Minuano, de Lajeado. Uma das pioneiras do país em exportação de
carnes, depois de chegar aos primeiros lugares no ranking de vendas, a empresa
amargou uma crise que quase a levou à falência em 2002.
Dez anos mais
tarde, com mudança de gestão e foco, voltou a crescer. Hoje, ocupa o 10º lugar
no ranking brasileiro de exportação de carnes e é a líder do segmento no Estado.
Apesar de ter retomado as vendas ao Exterior, prefere apostar no mercado
interno. Fundada por Norberto Jaeger em 1946, a Minuano surgiu como uma pequena
fábrica de embalagens de papel e tipografia. Em 1955, mudou de ramo e entrou na
avicultura. Na década de 1970, tornou-se uma das maiores produtoras de carnes de
aves do Brasil e participou da fundação da Associação Brasileira dos Produtores
e Exportadores de Frangos (Abef), que se tornaria União Brasileira de Avicultura
(Ubabef) em 2010. À época, foi uma das primeiras empresas do país a exportar
frangos inteiros e em cortes.
Apesar de já ter destinado 70% da produção
ao mercado externo em meados dos anos 2000 e voltado a vender bem para o
Exterior, a Minuano redirecionou o foco para o mercado interno. Mais do que
isso, concentra as vendas entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná,
buscando facilitar a logística e reduzir custos. Outra justificativa é a
concorrência, já que o mercado da avicultura é dominado por multinacionais.
"Aqui nós somos mais fortes. Por isso vamos investir para recuperar o espaço que
a Minu (nome do mascote da empresa e que também batiza parte dos produtos
vendidos no mercado interno) tinha, principalmente entre os gaúchos", aponta o
diretor-presidente, Marcelo Tozzo. Fonte: Zero
Hora
|
|
|
Frily lança concurso
cultural
|
Até
o dia 31 de janeiro, amantes de cães e gatos podem participar do concurso
cultural "Eu curto o verão com meu melhor amigo", promovido pela
Frily. Para participar da ação, os internautas devem acessar o site da
marca ( www.frily.com.br)
e enviar uma foto sua com o bichinho de estimação. Os autores das cinco imagens
mais criativas e originais serão presenteados com um kit de produtos Frily,
selecionados de acordo com a espécie (cão ou gato). O resultado será divulgado
no dia 28 de fevereiro através do site. A Frily, marca da Fröhlich, conta
com um mix de mais de 35 produtos que atendem animais de pequeno, médio e grande
porte.
|
|
|
Centro de Inovação e Tecnologia da GS1 Brasil
recebe equipamentos
|
|
João
Carlos Oliveira, presidente da GS1 Brasil
|
Falta
pouco para entrar em operação o Centro de Inovação e Tecnologia da GS1 Brasil -
Associação Brasileira de Automação, construído junto à nova sede da entidade, em
São Paulo. Com inauguração prevista para o primeiro trimestre, o local começa a
receber os equipamentos que permitirão conferir as soluções em automação
propostas pela associação.
Entre as novidades, está o sistema cartésio,
um transelevador fundamental para atender a grandes locais de armazenagem e
movimentação de cargas. Este modelo é o primeiro a ser instalado no Brasil, e as
peças chegam da Itália e da Alemanha nos próximos dias, segundo a Cassioli,
fabricante do equipamento.
O modelo do Centro de Inovação e Tecnologia
inspira-se no Knowledge Center, da Alemanha, construído para treinamentos e que
tem como diferencial a experiência interativa que auxiliará as empresas
brasileiras na hora de decidir sobre a implementação de projetos que aperfeiçoem
seus processos. "A atualização tecnológica é hoje uma das principais aliadas das
companhias, que poderão ver como tudo funciona na prática", destaca João Carlos
de Oliveira, que preside a GS1 Brasil e a Associação Latino-Americana de
Supermercados (Alas). A GS1 Brasil investe em uma nova sede com o objetivo de
atender à crescente demanda de associados, melhorar a infraestrutura de eventos
e modernizar as instalações da entidade, e passará a atender os associados na
rua Henrique Monteiro, 79, bairro Pinheiros, na capital
paulista.
|
|
|
Cooperativa Vinícola Garibaldi dá início à
vindima
|
|
Expectativa
é colher 18 milhões de quilos de uva
|
A
Cooperativa Vinícola Garibaldi dá início, nesta semana, à sua vindima. A
expectativa é que seus cooperados colham em torno de 18 milhões de quilos de
uva, quase três milhões a mais do que em 2013. O crescimento, de acordo com o
enólogo Gabriel Carissimi, se deve tanto ao aumento de produtividade como das
vendas da empresa.
As primeiras uvas a serem colhidas são as da variedade
Chardonnay e serão destinadas à produção dos espumantes. "A qualidade desta uva
está muito boa, devido à brotação uniforme e às condições climáticas dos meses
de novembro e de dezembro", destaca o enólogo. A expectativa da cooperativa em
relação à safra também é de crescimento em relação a 2013, bem como qualidade
semelhante. "No ano passado, tivemos uma safra muito boa, quando o índice de
maturação fenólica das uvas ficou bem acima do índice da safra 2012, o que
proporcionou vinhos de bom teor alcoólico e, consequentemente, bem estruturados;
com elegância ao paladar", relembra o enólogo.
A expectativa é que a
colheita se estenda até a segunda quinzena de março. Para garantir a qualidade
das uvas de seus cooperados, a vinícola desenvolve um programa de melhoria
contínua junto à produção. Assim, os agricultores associados são acompanhados
desde a implantação dos vinhedos até a classificação das uvas no momento da
entrega à cooperativa. "A remuneração da uva começa a ser caracterizada no
modelo de plantio, o que estimula a produção de uvas de qualidade", esclarece
Carissimi.
|
|
|
Curtas
|
Dinda
- A Dinda Alimentos renovou seu patrocínio ao site da Agas. A empresa
é especializada em pães e salgados congelados.
Eckart - O
Instituto Eckart trará a Porto Alegre, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, o
professor doutor Juan Ventura, de OVideo/Espanha, que abordará com exclusividade
para 40 participantes entre outros temas, quais as estratégias das empresas
europeias e das maiores multinacionais do mundo para enfrentar as mudanças de
mercado e consumo que ocorrerão nos próximos anos. Inscrições e informações pelo
(51) 3012.9693.
Apras -A Associação Paranaense de Supermercados -
Apras informou nesta semana que sua sede mudou de endereço, para a Rua Santo
Antônio, 917, em Curitiba/PR.
Arse - Outra entidade a se mudar foi
a A Associação Roraimense de Supermercado - ARSE, que foi para a Rua Almero Mota
Pereira, Nº 1217, B. Jardim Floresta, em Boa Vista/RR.
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário