terça-feira, 18 de março de 2014

Racismo no Futebol entra em debate nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados

1832014152203.jpgA Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados será palco nesta quarta-feira, dia 19, às 14h, no plenário 4, da audiência pública para tratar dos recentes casos de racismo no futebol, que vem ocorrendo com frequência nas competições esportivas. O debate foi proposto pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Comissão, que apresentou requerimento na Comissão para tratar do assunto.

A discussão sobre o tema também foi apresentada pelo presidente da Comissão Damião Feliciano e subscrito pelo deputado Marcelo Matos.

O Brasil, que será cenário da Copa do Mundo de Futebol, recentemente conviveu com cenas de racismo, considerado crime inafiançável pela Constituição Federal. “É inadmissível, que a menos de 100 dias da Copa do Mundo, os estádios estão sendo palco de manifestações que ultrapassam o nível de aceitação popular”, sustenta Hamm ao repudiar todo e qualquer ato de racismo no esporte.

Para esta reunião foram convidados, o árbitro de futebol do Rio Grande do Sul, Márcio Chagas Da Silva, Ministra da Igualdade Racial, Ministra de Direitos Humanos, Presidente da Federação de Futebol de São Paulo, Presidente da Federação de Futebol do Rio Grande do Sul, Diretor da Fifa no Brasil e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Casos de preconceito

Nesses dois últimos meses, diversos casos de preconceito foram divulgados pela mídia. Uma das ocorrências foi com o jogador do Cruzeiro Esporte Clube, Paulo César do Nascimento (Tinga), que foi alvo de insultos racistas durante uma partida de futebol pela Copa Libertadores da América, no Peru. As cenas de racismo se repetiram contra o jogador Arouca, dos Santos, que foi chamado de "macacão" por torcedores durante partida entre os Santos e o Mogi Mirim. O árbitro gaúcho Márcio Chagas da Silva também foi vítima de racismo após o jogo entre Esportivo e Veranópolis, em Bento Gonçalves. Em Patos de Minas, durante o jogo entre Mamoré e Uberlândia, o lateral-esquerdo reserva Francisco Assis, do Uberlândia, também sofreu com palavras de racismo.

Na avaliação de Afonso Hamm, as atitudes racistas no futebol devem ter punição severa para que não continuem com frequência nos estádios brasileiros.




Propostas do deputado Afonso Hamm entram em pauta na Comissão da Agricultura

1832014163238.jpgO Projeto de Lei 6330/2013, de autoria do deputado Afonso Hamm, que permite a recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APPs) com o plantio de espécies frutícolas nativas ou exóticas, está na pauta de votação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A reunião ordinária está marcada para esta quarta-feira, dia 19, às 10h.

Durante a reunião, será apresentado o relatório favorável ao projeto elaborado pelo deputado federal Valdir Colatto. O projeto amplia o leque de alternativas para o produtor rural, permitindo a recomposição das APPs com o plantio de espécies frutíferas de valor econômico e dentro dos critérios e exigências estabelecidas. “A proposta garante a preservação do solo e da água, em benefício da geração de renda pelo produtor rural”, sintetiza.

Requerimentos

Na reunião, também serão apreciados dois requerimentos de autoria de Hamm para realização de audiência pública. Em pauta, as ações de combate ao crime de abigeato, o comércio de carne e outros alimentos sem procedência legal e que tem gerado muitos prejuízos aos produtores rurais. “O abigeato representa a perda de ativos para o produtor rural, que já tem que lidar com uma realidade difícil, em termos econômicos e ambientais, em nosso país”, salienta.

Outra sugestão do deputado é para debater o Plano Mais Pecuária, com ênfase a pecuária bovina de leite e de corte que tem como objetivo aumentar de forma sustentável a produtividade e a competitividade da pecuária bovina de leite e de corte, por meio de ações coordenadas, em benefício da sociedade brasileira

Nenhum comentário: