quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SAUDE MENTAL



SAUDE MENTAL: DAMOS POUCA IMPORTANCIA PARA ISSO

Na rotina da vida a aparência passa a ser importante na vida de todas as pessoas, apesar de que uma grande maioria não leva isso muito a sério. Uma significativa parcela da população se curva ao modelo de um corpo perfeito, de uma cor ideal, do corte de cabelo, das cores e de muitos outros ditames criados, na maioria das vezes sem razões. A necessidade de acompanhar a chamada “ ditadura da beleza” transcende determinados cuidados considerados importantes para não comprometer a saúde, como é o caso de alguém que nunca praticou atividade física e quer ficar em forma no verão, por exemplo.
Preocupados em manter a aparência, deixamos de lado um fator muito importante: a saúde de nossa mente. Atribuímos o fator loucura para muitas pessoas, mas às vezes não percebemos o que está acontecendo no nosso próprio interior, com a nossa qualidade de vida mental. De nada adianta uma linda aparência, para uma mente doentia, seria como apreciar o nada, na concepção individual de cada pessoa.
A fantástica caminhada para desvendar o mistério da mente humana, ainda é longa, pois continuamos a ser um mistério para nós mesmos, isso porque desconhecemos, na grande maioria, a necessidade de manter interligados os tripés da existência humana: a saúde física, espiritual e psíquica. A saúde física, é a que mais se sobressai; a espiritual ganhou um pouco mais de força e psíquica padece é a que menos se pratica talvez pelo desconhecimento ou interesse da coletividade. O desequilíbrio psíquico não é visto somente nas pessoas que denominamos de loucas. Se a gente parar pensar muitas manifestações acontecem dentro daquilo que julgamos normal.
A saúde da mente é a saúde do corpo e do espírito. Levamos cerca de 9 segundos para registrar um pensamento, independente de nossa vontade, por isso, é preciso que prestamos atenção naquilo que queremos guardar na nossa memória para evitar que esse lixo não passe a regular a nossa inteligência e comprometer nossos pensamentos felizes.
A saúde da mente começa na infância. Conforme o cientista e psiquiatra Augusto Cury, “as pessoas conhecem cada vez mais o imenso espaço e o pequeno átomo, mas não conhecem a construção da inteligência e o funcionamento de sua própria mente”. Se a saúde mental, é uma questão de saúde pública, é preciso conversar mais sobre o assunto, difundindo métodos preventivos e informando melhor a população sobre o assunto.

Nenhum comentário: