terça-feira, 18 de maio de 2010

A CIENCIA POLITICA


“Ciência política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Os cientistas políticos podem estudar instituições como corporações(ou empresas, no Brasil), uniões (ou sindicatos, no Brasil), igrejas, ou outras organizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão. A utilidade da ciência política baseia-se na existência de uma disciplina que consiga sistematizar os processos, movimentos e instituições políticas, isto é, os fenômenos políticos. Ajuda através dos seus instrumentos analíticos e teorias a uma melhor compreensão dos sistemas políticos, o que vai proporcionar um melhor conhecimento e aperfeiçoamento dos sistemas políticos, e que vai permitir aos cidadãos mais esclarecidos intervir na legitimação do poder e participar de forma ativa na vida política dos Estados.”
A partir deste contexto transcrito pela Encicoplédia Livre, podemos compreender o quanto é importante a participação de todos na defesa da ciência política como instrumento em favor do povo e não como trampolim para favorecimento individual ou financeiro. A ausência de ética na sistematização dos processos é constante, onde a troca de favores pesa mais do que o efeito positivo que a demanda provocará na coletividade. O que se ve hoje, no exercício da política, seja ela de que setor, são os constantes entraves que dificultam a execução das metas, e enquanto isso, o povo aguarda e até mesmo se contenta com pouco, pois está está acostumado às artemanhas do sistema. Garantir a coletividade, independente de jogos de favores é coisa muita rara no Brasil.
Infelizmente esta fantástica ciência que liga e aproxima o ser humano em suas ações muitas vezes é manchada pela prática irregular, o que chamamos de corrupção. Mas é importante que o povo, se conscientize de sua responsabilidade. Se as coisas acontecem é por que permitimos que aconteçam. Somos omissos às práticas públicas, principalmente àquelas que ficam distante do nosso convívio e isso não se aplica somente à questão partidária, mas à política representativa de nossos interesses coletivos.
A Ciência Política está no dia a dia das pessoas, por isso deve ser tratada de uma forma mais abrangente e não somente na questão envolvendo partidos políticos que são os centros das atenções. A Organização Social e Política transende e jamais pode ser denegrida por agentes que se parecem peças de dominó, num jogo, cujo povo é o último a comemorar.
Se queremos um País verdadeiramente representado em todos os seus segmentos é preciso participar mais, cobrando mais e se queixando menos. Quem se acomoda num sistema permite que as engrenagens trabalhem sozinhas e com sua própria decisão.

Nenhum comentário: