segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ÁGUA

UM BEM CONSUMIDO SEM REGRAS

O desperdício da Água potável é frequente pela maioria da população mundial, especialmente naqueles países onde ela existe em abundância. Torneiras que escorrem por escorrer, vazamentos internos, que só depois de desperdiçar uma grande quantidade de água é que são detectados; horas ao banho e assim por diante. Até o momento poucas são as pessoas que têm consciência para evitar o desperdício. Esta simples atitude dotada de um regramento sustentável, também trás outro beneficio: a economia na hora de pagar a conta. Aliás, isso prece que não importa muito para uma grande parcela da população.
A nossa região, ou o nosso País, em especial, são privilegiados por poder abrir as torneiras e consumir água sem problemas. O sistema de tratamento com destaque para Santiago é invejável, dado ao rigoroso processo que a água passa até chegar às residências e prédios da cidade.
Em meio ao consumo deste líquido precioso, só sentimos falta dele, quando efetivamente o sistema está interrompido por um problema de avaria. É importante, cada vez que abrir a torneira, dar valor à água que está rojando, usando o necessário para as tarefas domésticas, higiene, entre outras. O “ Ambiente Brasil” descreve que a Terra poderia ser chamado de planeta-água. As águas ocupam 71% da superfície do planeta, além do potencial hídrico subterrâneo que é 100 vezes maior que o potencial das águas superficiais. Do total da água, apenas 0,63% é água doce, e grande parte dela é imprópria para consumo.A parte de água doce do planeta que é viável para aproveitamento pelo ser humano, é de 14 mil Km3/ano. Caso se mantenha a taxa de crescimento da população mundial, em 1,6% ao ano, e o consumo per capita se mantiver, o planeta terá 50 anos garantidos e a partir daí a procura será maior que a demanda”.
Além deste fator, o Planeta Água sofre com o efeito da poluição dos lençóis freáticos, dos rios, córregos, entupimento de vertentes e banhados, todos importantes dentro da cadeia ambiental.
Enquanto desperdiçamos a África Subsaariana só terá acesso á água potável em 2040 e ao esgoto em 2076, segundo a jornalista Eliza Capai da Revista Fórum. Esta população consume apenas 08 litros do produto por dia, devido à carência existente em seu território. Por outro lado, os Estados Unidos da América, campeão de consumo de água, usa 500 litros por dia, mais de 110 vezes o consumo per capita de Gâmbia.
Enquanto povos africanos padecem a falta da água, diariamente usamos entre 10 e 35 litros para nivelar as descargas. No mundo 1,197 bilhão de pessoas, segundo Eliza Capai não possuem água potável e 2,247 bilhões sem saneamento básico. A triste realidade poderia servir de exemplo para que a população mundial usasse a água racionalmente, principalmente a tratada, porque num futuro, e não muito distante, passará a ser o produto mais valioso do planeta, superando, inclusive, o petróleo. (JF-21 Ago –Jones Diniz)

2 comentários:

Cassal Machado Brum disse...

So uma pergunta.Como funciona o chafaris, a mesma agua vai e volta? E agua potável?

Vanderlei Machado disse...

Baita texto, tenho te acompanhado e gostado.
abraço amigo.