terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Uma representação de mais de cem agricultores do assentamento Conquista da Luta do município de Itacurubi ocupou pacificamente o prédio da Prefeitura durante toda esta segunda-feira, 08, oportunidade em que fez apresentação de uma pauta de reivindicações prefeita Ione Goulart (PP) que se surpreendeu ao assumir o trabalho. De acordo com a representante dos agricultores Paula Silva, entre as principais reivindicações estão: a construção da estrada tão reivindicada para o escoamento da produção das mais de 170 famílias que vivem no assentamento, além de luz e água. Ela disse que a ocupação do prédio público foi ordeira e ninguém teve a intenção de promover qualquer tipo de depredação por entender que os agricultores fazem parte do processo de desenvolvimento do município de Itacurubi, observando certo descaso em relação às necessidades dos mesmos.
A prefeita Ione Goulart disse que o - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, há mais de seis meses não comparece ao assentamento, jogando sua responsabilidade à Prefeitura que está mais próxima da população. Confirmou que o assentamento Conquista da Luta vive situação de abandono, destacando, entre outras coisas a falta de condições para moradia. A prefeita criticou a morosidade do Instituto e do próprio Governo Federal no atendimento às necessidades dos assentados, como a construção da estrada de acesso, a criação de uma agroindústria, sem falar no atraso da energia elétrica, através do programa Luz para Todos, apesar de entender, que em relação a isso, a situação climática das últimas semanas não tem contribuído para a realização das obras.
A prefeita Ione comentou que o município sempre pressionou o INCRA a cumprir com sua parte, já que, no que tange à educação e saúde, o município tem cumprido com sua obrigação. Finalizou colocando que “ o governo promove o assentamento, mas acaba atribuindo responsabilidades à Prefeitura”, o que não é justo.
A pauta de reivindicações das famílias assentadas já foi encaminhada ao INCRA e os agricultores prometem permanecer na Prefeitura, até que o Instituto dê uma solução imediata para suas necessidades.
O municipio de Itacurubi está localizado na Regiao Centro Oeste do Estado com 3. 712 habitantes, sua principal economia é a agricultura.



Um comentário:

Vilson F Santos disse...

Jones parabens pelo trabalho.