sábado, 20 de fevereiro de 2010



O Escritor e Policial Civil, Cácio Machado da Silva, morreu na madrugada de hoje vitima de acidente quando o carro em que dirigia um Renault Sivic saiu da pista e capotou, por volta das 05 horas desta manhã na BR 386, quilômetro 29, próximo de Frederico Westphalen, ao retornar de Irai, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal de Seberi. Junto com ele viajavam outras quatro pessoas; uma delas sofreu ferimentos graves, outra de natureza leve e as demais não se machucaram./ Cácio morreu na hora e os feridos foram encaminhados para o Hospital de Frederico Westphalen./ As causas não foram divulgadas./ Casio Machado da Silva, tinha 45 anos, era filho de Hermeto Fortes da Silva (já falecido), natural de Manoel Vianna, e de Maria Cândida Bitencourt Machado, natural de São Borja. Cácio nasceu e cresceu em Santiago. Era Policial Civil da última turma de investigadores de 1989, com formação superior, morou e trabalhou em várias cidades gaúchas, entre elas Frederico Westphalen onde residia atualmente./ Além de policial gostava de escrever; seus traços rabiscados desde cedo nunca foram lançados dos limites domésticos, e de pequenos espaços em jornais por onde passou. Mas foi a obra – Dias de Sol e Vento: prosa e verso, lançada em Santiago, no dia 10 de junho de 2008, sua primeira incursão literária./ Por último lançou – Folhas de Outono, também em Santiago no dia 24 de abril de 2009./ Cácio, não pode cumprir a promessa, descrita, mesmo que poeticamente, no livro Dias de Sol e Vento:
“ Quando em morrer,
Quero partir bem velhinho, e se me for permitido escolher, que seja dormindo
Num domingo de quermesse, em sono profundo e tranquilo, para não sentir a dor da passagem”.....
.. “ A tal da morte quando chega, é violenta e mal-educada. Não se anuncia e nem pede licença.
“A qualquer hora consome uma presença e vai embora.” Fragmentos dos poemas IDA e SUPRESA.
O corpo do escritor e policial será velado e sepultado em Frederico Westphalen neste fim de semana./ Diversos amigos e familiares já deslocaram para àquela cidade a fim de acompanhar a cerimônia fúnebre.

2 comentários:

Sérgio Marion disse...

E ai blz Jones,
A Vereadora de Porto Alegre Maria Celeste estara em Santiago dia 02 de Março 2010 (terça-feira) as 2:30hs na sede do PT Santiago as 4:00hs Palestra no bairro Jardim "Violência Doméstica" PARTICIPE !

A. R. T. disse...

Era dos bons.