quarta-feira, 18 de julho de 2007

RACISMO MODERMO

O RACISMO MODERNO

Você já parou para pensar sobre quantas barbaridades foram praticadas em nome do preconceito racial? O Racismo é uma forma de colocar alguém em situação inferior por causa da cor da pele, ou etnia em detrimento de outra que se julga de raça superior. Não é preciso recordar aqui os malefícios sofridos pelo povo negro que até hoje vive escravizado pelo preconceito.
A cota de 40% de vagas para negros e pardos em Universidades, nada mais é do que uma forma nova de discriminação, já que a Constituição Federal garante educação para todos, independente de raças, credo, etc. É difícil admitir que no mundo globalizado e informatizado ainda existam pessoas capazes de distinguir alguém pela cor.
Por todo o Brasil, o negro continua sendo discriminado, seja no emprego, na educação, nas ruas e nos locais de lazer, principalmente àquele que não se enquadra às classes sociais media alta e alta. O negro continua lutando pelo direito de Ser humano, e pelo que tudo indica ainda continua acorrentado ao passado, como se não conquistasse sua liberdade. Aos olhos dos brancos, muitas vezes perde sua identidade que é substituída pela rotulagem de sua raça.
Negros, brancos, ruivos, amarelos, todos possuem o mesmo direito, pois são seres humanos, filhos de um mesmo Deus e habitantes do mesmo Universo. Então por qual razão excluímos nosso irmão pela sua cor? Como perdemos tempo em nossas vidas com ações egoístas que ferem profundamente as pessoas, não só pelo preconceito racial, mas também econômico. Muitas vezes, vimos às pessoas pelo que elas representam economicamente na sociedade e não pelo que elas HUMANAMENTE deveriam ser. Frases como “negrão” e piadas de “preto” já fazem parte do inconsciente coletivo brasileiro. Na luta contra o racismo, o silêncio é omissão, É PRECISO DENUNCIAR.

Nenhum comentário: