terça-feira, 14 de setembro de 2010

SEMANA FARROUPILHA




O
Prefeito Julio Ruivo abriu oficialmente os festejos farroupilhas na tarde desta terça-feira, 14 no Largo Quatro de Janeiro. A Pira Farroupilha foi acesa pelo coordenador da cavalgada, Ramiro Pastorini, posteriormente o hasteamento dos Pavilhões; homenagem ao tradicionalista Aparício dos Santos, que foi destacado em âmbito municipal e, o pronunciamento do Prefeito Julio Ruivo o qual destacou os feitos farroupilhas e a importância de se cultuar esta tradição, a exemplo daqueles que tanto se dedicaram em favor dos bons costumes do povo gaúcho, dando ênfase também a todos os integrantes da cavalgada, desde Itaqui, passando por Itacurubi, até a cidade de Santiago.
A cerimônia encerrou com a distribuição da centelha da Chama Crioula às entidades tradicionalistas que também deram início oficialmente às suas programações com jantares típicos, apresentações de danças tradicionalistas e fandangos.
O laçador Aparício dos Santos, com 70 anos de idade ainda participa das atividades campeiras, principalmente do laço. O peso dos anos fez com que deixasse de lado a doma, o que fazia com muita habilidade. Atualmente ele reside na Fazenda Tapera Preta, divida entre Santiago e Itacurubi. Para ele, ser o homenageado pelo município de Santiago foi uma surpresa agradável que vai guardar com muito carinho pelo resto de sua vida. Como reconhecimento à cultura gaúcha, seu Aparício recebeu das mãos do Prefeito Ruivo, uma placa de prata.

Nenhum comentário: