sábado, 12 de junho de 2010

NOS TORCEMOS PARA O BRASIL SEMPRE

VAMOS TORCER PELO BRASIL


Passamos a viver mais uma Copa do Mundo e a torcida pelo Brasil nesta competição se faz presente a todo momento. A euforia dos torcedores e o comércio que se pinta de verde e amarelo e utiliza as mais variadas formas para afirmar a sua torcida pelo grupo de jogadores e dirigentes que estão no mundial. O País pára, de certo modo, para assistir a seleção brasileira, e alguns eventos, até mesmo, são transferidos para que ninguém perca nenhum detalhe e faça corrente positiva pela vitória da seleção brasileira. Como estamos nos aproximando do inverno, que chega no próximo dia 21 de junho, os jogos da Copa também incentivam as pessoas a produzirem cardápios exóticos a serem degustados enquanto assistem aos jogos. Aí entra a tradicional pipoca, até o indispensável cafezinho.
Os jogos da Copa do Mundo, além de produzirem um super gasto, também promovem receitas diretas ou indiretamente. Todos, de certa forma saem ganhando, desde as agências de viagens, até as lojas locais com produtos da Copa. Para quem não conseguiu ir até a África, fica as opções das TVs ou dos famosos telões. Enfim tudo é feito para aproximar o torcedor dos acontecimentos, graças a tecnologia da comunicação televisiva e até mesmo do indispensável radinho de pilhas que pode ser levado a qualquer lugar.
Está formada a corrente prá frente, independente das opiniões adversas às do treinador Dunga que comanda a mais cobiçada vitrine do futebol brasileiro: a seleção.
Os milhões de brasileiros que estão unidos neste momento estão convidados para continuarem esta torcida pelo País, não só pelo distinto grupo de desportistas, mas também por outros que passam horas afins pensando para a promoção de uma vida melhor para todos. Se o futebol, é capaz de reunir as classes, vamos seguir este exemplo de mobilização e participação nas decisões que mexem com a economia, com a saúde, com a educação, com a segurança, com o patriotismo, com a qualidade de vida, combate as drogas, à prostituição infantil, à desigualdade, à corrupção e tantos outros, como na própria política partidária, nos quais somos ausentes. Assim como no futebol, fica fácil criticar e atribuir responsabilidades, quando estamos “ no banco”. Porém quando somos convidados a experimentar a prática e mostrar o quanto é importante a nossa participação, deixamos a mercê de alguém que nos represente.
Que a união pela vitória da Seleção Brasileira, se transforme numa atitude permanente pelo Brasil num todo.
Vamos torcer, pelo Brasil, sempre.

Nenhum comentário: