sexta-feira, 22 de junho de 2007

MAS AFINAL QUE É ÉTICA?

Muitas vezes esta simples palavra, dotada de um significado imenso soa por várias vezes em pronunciamentos, debates, seminários, momentos de indignação, etc... Todos nós queremos ser éticos, mesmo que momentaneamente, só para reprimir uma atitude que consideramos incorreta para a ocasião e que nos atinge diretamente. Mas a Ética precisa fazer parte da nossa vida e não de um determinado momento dela.
A construção da Ética vem da própria família. Resulta da atenção dos pais em relação aos filhos; da convivência em comunidade; do repartir o conhecimento, do respeitar a diversidade, da boa relação no ambiente de trabalho, da conscientização de que somos seres humanos e dependemos uns dos outros. Você, prezado ouvinte, já parou para debater este tema com seus amigos, vizinhos e a família? Pois nós falhamos de certa forma, talvez por que desconhecemos que a Ética não um privilégio de elite, mas um bem de todos, independente do que cada um representa na sociedade. A Ética pode ser considerada como uma energia vital que move o individuo levando-o a influenciar uma coletividade para atitudes corretas e coerentes.
Recentemente o professor Vasco Moretto, abordou o assunto durante o Seminário Municipal de Educação e foi claro ao afirmar que o próprio educador desconhece o assunto porque confunde moral com Ética, entretanto saiu convicto de que os mais de 500 participantes do evento, serão multiplicadores da aplicação desta conduta dentro e fora da sala de aula, no seu dia a dia, para a vida toda. Mas afinal então o que é Ética? A ética é o modo de ser, o caráter de cada um, conquistado e adquirido por hábito. Como disse o professor Vasco Moretto, “é um conjunto de princípios e valores que geram as normas entre as pessoas. Enquanto que Moral é um conjunto de normas que norteiam o comportamento do individuo.”
Prezados ouvintes, queremos convida-los a refletir sobre a importância de resgatar o valor ético para que nós Seres Humanos possamos viver e conviver melhor.

Nenhum comentário: