Com foco nos negócios, Expoagas 2013 deve
movimentar R$ 330 milhões
|
|
Feira
de negócios ocorre de 20 a 22 de agosto, em Porto
Alegre
|
Tradicional
termômetro de vendas para o varejo, palco de lançamento de produtos pela
indústria e indicadora de mudanças nos hábitos de consumo, a Convenção Gaúcha
de Supermercados - Expoagas 2013 chega à sua 32ª edição com foco na
concretização de negócios entre comerciantes de diversos segmentos e
fornecedores de produtos, equipamentos e serviços. Marcado para os dias
20, 21 e 22 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, o evento
deverá congregar 38 mil players da cadeia do abastecimento dos 27 estados
brasileiros e de pelo menos outros nove países, em uma programação que incluirá
palestras, seminários, debates e, principalmente, a feira de
negócios. Conforme o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, o
volume de negócios concretizados nos três dias do evento deverá atingir os R$
330 milhões, número 8,4% superior ao do ano passado. "Estamos percebendo um
otimismo, uma ansiedade dos supermercadistas pelas novidades que a feira sempre
traz e, além disso, este é o momento do setor abastecer seus estoques e
modernizar as lojas com vistas ao final do ano, melhor período de vendas para o
varejo", explica o dirigente. As inscrições estão abertas e são gratuitas a
fornecedores sócios da Agas e a varejistas de todos os segmentos até o
dia 9 de agosto. Saiba mais em www.agas.com.br.
|
|
|
Agas vai sortear automóvel entre os
compradores
|
|
GM
Celta será sorteado no terceiro dia do evento
|
Consagrada
como uma feira plurissetorial, que reúne atrativos não apenas para supermercados
como também para outros setores do varejo, a Expoagas 2013 terá a participação
de visitantes de segmentos como padarias, açougues, lojas de conveniência,
restaurantes, hotéis, bazares, hospitais, farmácias, lojas de R$ 1,99,
agropecuárias e outras empresas de comércio, que vão à feira em busca de
novidades, condições especiais de pagamento, tendências, novas tecnologias,
networking, qualificação profissional e parcerias.
Buscando fomentar a
realizações de negócios, a Agas está repetindo, em 2013, duas medidas de
incentivo aos compradores adotadas no ano passado: a primeira é o sorteio de um
automóvel GM Celta zero quilômetro (certificado pela Caixa sob o número
6-0983/2013) ao final da feira. Para concorrerem, os visitantes devem efetuar
pelo menos R$ 1 mil em compras junto aos expositores. "É uma motivação para que
os negócios sejam concluídos na feira, e não iniciados no evento e concretizados
na semana seguinte", explica Longo.
Para dar oportunidade aos pequenos
fornecedores, a Associação disponibilizou uma área com estandes pré-formatados
com 4 e 9 metros quadrados, que demandam investimento menor.
|
|
|
Gaúchos são 75% dos
expositores
|
|
Longo
saúda renovação de 17% entre os expositores: chance para novas
empresas
|
Representantes
de 103 segmentos distintos, os expositores da Expoagas 2013 estão, em sua
maioria, retornando ao evento. "Comemoramos, entretanto, uma renovação de 17,8%
nos estandes, o que possibilitará que novas empresas exponham suas marcas e seus
produtos na feira", pondera Longo. O perfil dos expositores mostra, ainda, o que
está em evidência nas gôndolas dos supermercados gaúchos. Entre as 340
companhias participantes, cresce em 2013 o número de empresas de setores como
bebidas, papéis premium, pet/animal, alimentos funcionais, carnes e importados.
Outro destaque deste ano é a categoria de higiene e beleza, alavancada pelo
crescimento da participação feminina no mercado de trabalho (no setor
supermercadista, há dois anos elas já são maioria entre os contratados), pelo
aumento do mix de produtos de higiene e cuidados pessoais destinados aos homens
e pelos hábitos de consumo da população gaúcha.
Quatro segmentos estreiam
na feira: descarte de lixo eletrônico, brinquedos e utensílios infantis,
assessoria em comércio internacional e soluções em farmácia e medição. No ano
passado, já haviam sido agregados aos corredores da Expoagas os expositores de
construção civil, flores, pisos e revestimentos. "A feira é um reflexo das
demandas dos supermercadistas e dos consumidores", lembra Longo. A maior parte
dos expositores é gaúcha - neste ano, 75,2% das empresas são do RS.
Os
demais estados com maior representatividade são, pela ordem, São Paulo (10,9%),
Santa Catarina (5,74%) e Paraná (5,17%). A Expoagas 2013 terá, ainda,
expositores de outras regiões do Brasil, da Itália e da Argentina. "O objetivo é
este, o oportunizar à pequena indústria gaúcha condições iguais de disputa e o
contato com os mesmos clientes a que as grandes multinacionais terão acesso",
afirma o presidente da Agas.
|
|
|
Convenção apresentará palestrantes consagrados e
seminários técnicos
|
|
Alexandre
Garcia é o palestrante da abertura
|
Outro
ponto alto da Expoagas 2013, a 32ª Convenção Gaúcha de
Supermercados será uma série de palestras, debates e seminários
paralelamente à feira de negócios. A principal aposta deste ano são os debates,
que congregarão especialistas, consultores e empresários em diferentes
programações durante os três dias.
Realizadas sempre pela manhã, as
palestras magnas terão conferencistas motivacionais, como Professor Lievore e
Carlos Hilsdorf, e nomes conhecidos do grande público, como os comunicadores
Marcelo Tas, Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia - que abrirá o evento, dia 20 de
agosto, falando sobre o Brasil: caminhos e descaminhos. Após a palestra,
o jornalista integrará uma mesa de debates com a presença dos empresários Heitor
Müller (Fiergs), Eduardo Sirotsky Melzer (Grupo RBS), Clovis Tramontina
(Tramontina) e Túlio Zamin (Banrisul), que discutirão a conjuntura
político-econômica do País.
Outros pontos aguardados do congresso são as
já tradicionais programações do Agas Mulher, às 16h do dia 20 de agosto, com a
palestrante Deb Xavier abordando o tema Sem tempo para ser a Mulher
Maravilha: as dores e delícias da vida da mulher moderna, em evento
exclusivo às mulheres; e do Agas Jovem, às 16h do dia 21, que terá o economista
e escritor Gustavo Cerbasi falando sobre a temática Toda empresa deve
produzir dinheiro. Depois da palestra, ainda na programação jovem, Cerbasi
vai compor um debate sobre "O gestor ideal", que terá as participações dos
executivos Nelson Eggers (Fruki Bebidas), Rogério Tondo (Orquídea Alimentos) e
Vanderlei Micheletto (Mili Papéis).
|
|
|
No CAT, antídotos aos problemas do
setor
|
|
Airton
Dória vai dar dicas sobre como lucrar com a Copa do
Mundo
|
Ao
lado da feira, o Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) trará uma
programação com nove palestras, cursos e seminários debaterão temas atuais e
pertinentes ao setor.
Em um dos encontros mais aguardados, dia 22 às 15h,
o mestre em Administração Airton Dória vai abordar as Oportunidades de
negócios para a Copa de 2014, dando dicas de gestão e ideias para que
supermercados e comércios em geral potencializem suas vendas no ano que
vem.
Outros problemas do cotidiano do setor também estarão em evidência
no CAT durante os três dias, com temas como a gestão de pessoas, a
redução da ruptura nas gôndolas, os perfis de consumo, a gestão do negócio e a
atmosfera de loja.
|
|
|
Diretoria avalia demandas do setor em encontro na
Serra
|
|
Evento
congregou diretores e representantes da Agas
|
Os
gargalos do setor supermercadista gaúcho e a troca de informações entre os
participantes foram os marcos da oitava edição do Encontro de Diretoria e
Representantes Agas, ocorrida neste sábado (27) no Master Palace Hotel, em
Gramado.
A programação teve início no começo da tarde, quando 54
supermercadistas de todo o Estado reuniram-se com assessores da Agas para
discutir alterações normativas pertinentes ao setor, dificuldades enfrentadas
pelo segmento varejista e reivindicações a serem pleiteadas junto ao poder
público. Comandada pelo presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, a reunião
trouxe ao debate temas como o apagão da mão de obra qualificada, a possibilidade
da exigência dos impostos na nota fiscal, a desoneração da cesta básica e os
detalhes da programação da Expoagas 2013. "Cada diretor deve mobilizar
sua comunidade, convidando autoridades e a imprensa de sua região para que
mantenhamos o sucesso deste evento", lembrou Longo.
Para o dirigente,
outro ponto alto do evento é a possibilidade de troca de ideias e informações
entre os supermercadistas. À noite, um jantar de confraternização congregou
diretores, representantes e suas famílias, em um momento informal de
conversações. "Os problemas nas empresas de todos são parecidos, e é justamente
este espírito associativista que torna forte uma entidade", defende. O 8º
Encontro de Diretoria e Representantes Agas teve patrocínios da Orquídea e
do Sindigêneros/RS, e copatrocínios da Ticket e do Grupo
JBS.
|
|
|
Salvador do Sul, um case da escola
móvel
|
|
Turmas
cheias: 162 alunos receberam dicas
|
Penúltima
para da escola móvel da Agas - Novo Hamburgo recebe os cursos na atual
semana -, Salvador do Sul registrou público recorde nas atividades da carreta
pré-Expoagas.
Ao todo, foram quatro cursos e 162 profissionais
capacitados. "O engajamento do poder público e do varejo local foi decisivo",
explica Angelita Garcia, coordenadora do projeto, destacando o apoio da prefeita
do município, Carla Maria Specht, e do secretário da Indústria e Comércio, Zeno
Evidio Becker.
A parada da escola móvel em Salvador do Sul foi uma
solicitação do coordenador do Conselho Tutelar da cidade, Kleber Moraes da
Silva, com o objetivo de fomentar a qualificação da mão de obra local. Depois
dos cursos no Vale do Sinos, nesta semana, a carreta fará pausa para manutenção
e estará à disposição para visitação dos participantes da Expoagas 2013,
em Porto Alegre.
|
|
|
Vendas dos supermercados acumulam alta de 2,99% em
2013, aponta a Abras
|
As
vendas reais do setor supermercadista acumulam alta de 2,99% no ano, de acordo
com o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Associação Brasileira de
Supermercados (Abras). Em junho, as vendas do setor apresentaram queda de -2,71%
na comparação com o mês anterior e alta de 7,33% em relação a junho de 2012.
Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores
nominais, as vendas do setor apresentaram queda de -2,45% em relação a maio e,
quando comparadas a junho do ano anterior, alta de 14,49%. No acumulado do ano,
as vendas cresceram 9,67%.
"Nosso indicador mostra que os números
continuam positivos para o setor supermercadista. No acumulado do ano, o
resultado de 2,99% confirma a tendência de crescimento para este ano, em torno
de 3,5%", afirma o vice-presidente da Abras, João Sanzovo
Neto.
|
|
|
RedeCen é lançada
oficialmente
|
|
Cerimônia
ocorreu no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre
|
A
noite desta quarta-feira (31) marcou o lançamento oficial da Central das Redes
de Supermercados do RS, a RedeCen. Presidida por Cláudio Schwerz, diretor da
Agas, a nova rede nasce com 13 centrais associadas: Super Útil, Ammpa,
Super Sul, União, Rede Super, Super Passo, MultiMercados, GrandeSul, Unidasul,
Redefort, Agasuperm Rede Gaúcha e Unisuper.
Prestigiada pelo
vice-governador do Estado, Beto Grill, pelo presidente da Assembleia Legislativa
do Estado, Pedro Westphalen, e pelo presidente do Sistema Fecomércio/RS, Zildo
De Marchi, entre outras autoridades, a cerimônia reuniu centenas de convidados
no Grêmio Náutico União, na capital. Em seu discurso, Schwerz saudou a união das
pequenas e médias empresas. "Agradecemos o apoio da Agas, que desde o
começo incentivou as centrais de negócios no RS", lembrou.
Presente no
evento, o presidente da Associação, Antônio Longo, falou da paixão que o
supermercadista tem pelo negócio. "Lembramos ainda que as centrais nasceram no
RS, que também é o berço de cooperativismo, e ganharam o Brasil", elogiou Longo.
As 13 redes associativas que formam a RedeCen totalizam 570 lojas nos mais
diversos formatos e em mais de 200 cidades do Estado. No ano de 2012, o
faturamento das lojas associadas à rede foi de R$ 3 bilhões.
|
|
|
Patrocinadora global da Expoagas, Intimus é líder
na categoria de absorventes internos
|
Uma
das patrocinadoras globais da Expoagas 2013, a Intimus, marca de cuidados
femininos da Kimberly Clark, alcançou a liderança de absorventes internos na
região Sul. As informações são da Nielsen Brasil.
Desde 2007, a marca
está presente neste segmento trazendo inovações de produto como a cobertura
Dermoseda, que ajuda no momento da aplicação, e a versão Intimus Evolution, com
aplicador.
Para se consolidar na região, a Intimus investe forte em
ativações de marca no Estado, bem como em mídias locais, a exemplo do concurso
Garota Verão.
|
|
|
Languiru traz Miss Brasil à Expoagas
2013
|
|
Gabriela
Markus visita a feira dia 20 de agosto
|
Uma
das mais fiéis representantes da força do cooperativismo no Estado, a
Cooperativa Languiru, de Teutônia, levará uma atração especial ao seu estande na
Expoagas 2013.
No primeiro dia do evento, 20 de agosto, a modelo
Gabriela Markus, Miss Brasil 2012, receberá os visitantes do estande da Languiru
na feira. A atração estará no evento a partir das 14 horas.
Na semana
passada, dia 25 de julho, o Dia do Colono e Motorista foi marcado por uma visita
do governador do Estado, Tarso Genro, e de comitiva estadual, à sede da
Languiru.
|
|
|
Bertolini Sistemas de Armazenagem promete soluções
eficientes e ágeis para o setor
|
|
A
eficiência na operação logística é capaz de garantir alta produtividade e
agilidade na distribuição de mercadorias. No setor supermercadista, esses
requisitos fazem a diferença na hora de atender a demanda do mercado, pois
aumentam a competitividade e capacidade de movimentação, estocagem e gestão das
empresas.
Para evidenciar esses benefícios e os diferenciais de seu
portfólio, a Bertolini Sistemas de Armazenagem vai participar da Expoagas
2013. Com expertise de quase 45 anos de atuação e credibilidade, a Bertolini
alinha sua participação na 32ª edição da feira, para prospectar novos clientes e
construir parcerias duradouras junto ao setor. Com uma linha de produtos de
qualidade e eficácia comprovada, a Bertolini oferece sistemas que possibilitam
melhor aproveitamento de espaço, economia de tempo e segurança no armazenamento
de mercadorias. Além disso, a empresa dispõe de soluções personalizadas de
acordo com as necessidades de cada cliente - planejando, através de sua equipe
técnica especializada, qual a melhor estrutura para cada demanda.
Uma das
soluções para profissionalizar os estoques do setor supermercadista é a
verticalização dos armazéns, que otimiza a armazenagem de produtos, facilitando
o acesso e agilizando a movimentação e transporte. Para assegurar todos esses
benefícios, a marca dispõe de estruturas que se adaptam aos mais diversos
projetos, como porta pallet, porta pallet leve, porta bobina, porta pallet
deslizante, drive-in, drive-through, drive-in dinâmico, drive-in para carro
satélite, push back, flow rack, bag dinâmico, cantilever, mezanino / passarela,
estantes multiblock, autoportantes, armazéns automatizados com transelevador,
racks metálicos e divisórias industriais.
|
|
|
Superpan leva dois lançamentos à Expoagas
2013
|
Com
mais de quatro décadas de história e um mix com aproximadamente 100 variedades
de pães, bolos, folhados e salgados, a Superpan retorna à Expoagas neste
ano disposta a superar os próprios recordes.
Primando pela praticidade e
pela qualidade, a empresa de Viamão aposta em duas novidades para agradar seus
clientes na feira: a cueca virada pronta para fritar e a massa folhada em placas
pronta para assar.
Os lançamentos são ferramentas que agregam, à padaria
do cliente, requinte, sabor e rapidez de preparo.
|
|
|
Vinícola Aurora relança linha de sucos
integrais
|
|
A
Vinícola Aurora chega mais uma vez à Expoagas, em 2013, mostrando uma das
tendências do segmento supermercadista gaúcho: a consolidação dos sucos, vinhos,
espumantes e frisantes gaúchos.
Um dos destaques da empresa, que estará
expondo suas linhas Aurora, Saint Germain e Marcus James no estande, é o
relançamento da família de sucos de uva integrais Aurora em nova garrafa
exclusiva, quadrada e em tom verde-oliva. Produzida pela Owens-Illinois (O-I), a
nova embalagem tem quatro versões: 300 mililitros, 500 mililitros,1 litro e 1,5
litro. O suco de uva tinto será envasado nas quatro garrafas, e o branco apenas
nas de 500 mililitros e de 1,5 litro.
A Aurora comemora bom momento nas
exportações. No primeiro semestre de 2013, a Vinícola registrou um faturamento
33% maior com exportações em relação ao mesmo período de 2012, e exportou
117.728 garrafas para a Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul,
iniciando embarques para a Alemanha e Hong Kong. Seu principal mercado fora do
Brasil continua sendo o norte-americano (com presença de seus produtos em 26
estados), destacando-se também Holanda, Alemanha e Japão, com notado
reconhecimento da qualidade dos produtos brasileiros da Aurora nesses
mercados.
|
|
|
Dissol estreia na
Expoagas
|
Sediada
em Chapecó, no oeste catarinense, a Dissol é uma das estreantes da Expoagas
2013. Atuando há cinco anos para os mercados de Santa Catarina, Rio Grande
do Sul e Paraná, a empresa chega ao evento com as marcas Dissol e
Soley.
Com a participação na feira, a companhia catarinense busca maior
visibilidade no mercado, firmando parcerias com os clientes já existentes e
prospectando novos parceiros, a fim de ampliar suas atividades a todo o
território nacional.
A Dissol possui um mix de mais de 120 itens, como
gelatina, refresco, amido de milho, mistura para bolo e condimentos, entre
outros.
|
|
|
Curtas
|
Notícias
Agas - Criada em 14 de março de 2003, a newsletter semanal Notícias
Agas chega à edição 500, nesta semana, pouco depois de completar dez anos de
atividade.
Orquídea - A Orquídea esteve presente como
patrocinadora do oitavo Encontro de Diretoria e Representantes Agas, em
Gramado. A empresa gaúcha aproveitou a oportunidade para apresentar as novidades
de biscoitos recheados e seu desempenho no mercado, além de comunicar novos
investimentos.
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário