terça-feira, 26 de julho de 2011




Mais dez residências do projeto Minha Casa, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e Caixa Econômica Federal foram entregues aos moradores da Rua Pedro Carneiro Pereira no Bairro Itu na tarde dessa sexta-feira, 22. O projeto teve um custo total de R$ 110 mil. As residências ainda precisarão ser pintadas e a tinta será repassada pela Prefeitura. Os próprios beneficiários aceitaram residir no local antes mesmo da pintura dos imóveis. Ao entregá-los, simbolicamente, o prefeito Julio Ruivo afirmou que pretende também, resolver a questão da pavimentação da Rua Pedro Carneiro Pereira, pois tal melhoria faz parte do projeto. A moradora Iana Chaves, que representou os demais beneficiados se emocionou a falar, destacando a importância que uma moradia tem para a dignidade da família, principalmente àquela que vive de aluguel, o que não é mais seu caso e de outros nove residentes no empreendimento./ Cada residência, contém dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro e os moradores tem o dever de preservá-las, participar dos programas sociais e, principalmente manter os filhos na escola.
Os novos titulares do empreendimento Pedro Carneiro Pereira são: Ana Terezinha Martins, Dorália Pereira, Fabiene Franco Pedroso, Gueilen Rodrigo Ferreira, Iana Chaves Viana, Jaqueline Chaves Garay, Juliele da Rosa Mota, Andrieli Sisti Fernandes, Sandra Vandinara Nunes Vargas e Sonia Velasco Moraes.
A cerimônia de entrega das casas foi prestigiada pelas autoridades locais, lideranças de bairros e demais moradores do bairro Itu



O belo dia de sol e a temperatura amena contribuiram para que centenas de pessoas participassem da 41ª Festa do Colono e do Motorista realizada nesse fim de semana (23/24) na Vila Betânia. O ponto alto do evento iniciado sábado, foi a Romaria de São Cristóvão que reuniu mais de trezentos veículos entre caminhões (a maioria), carros e motos. A imagem do Santo, Padroeiro do colono e do motorista foi conduzida da Igreja Matriz até a Vila Bentânia onde todos os veículos foram abençoados na chegada pelo Padre Hermeto Mengarda. Após, continuaram os festejos populares no salão da capela São Cristovão. A festa, organizada pela comunidade da Vila Betânia, integra o calendário de eventos do municipio de Santiago e reune pessoas de várias localidades, incluindo de outros Estados.



Assinado na tarde dessa segunda-feira,25, o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do RGS com objetivo da troca de informações recíprocas sobre as obras executadas no município de Santiago, a fim de permitir a identificação mais célebre das obras que estejam sem licença da Secretaria Municipal de Obras e Viação ou sem profissional responsável técnico.
Pelo Termo compete ao CREA-RS comunicar à Prefeitura a ocorrência de obra sem licença quando detectada pela sua fiscalização e prestar todas as informações necessárias à fiscalização da Prefeitura, relativamente ao registro, atribuições e recolhimento de ARTs de profissionais e empresas executoras de obras e serviços das áreas técnicas abrangidas pelo Conselho no município de Santiago

segunda-feira, 25 de julho de 2011

VITRINE





AS FACES DE UMA VITRINE


Foto - Jones Diniz

sábado, 16 de julho de 2011




O poeta e artista santiaguense, Oracy Dorneles fez na tarde do último sábado, 16, o pré lançamento de seu 14º livro , na Casa do Poeta de Santiago. O titulo “poesia y chronica” , com 136 páginas foi mais um evento promovido pela Casa do Poeta, atualmente presidida por Marcio de Souza Brasil , localizada na Rua Silveira Martins 1432.Segundo o escritor o livro tem seis sonetos inéditos dedicados à Santiago e outros poemas novos, além de inúmeras crônicas locais em estilo joyciano, isto é, numa linguagem super moderna, tendo por mestre o escritor James Joyce.

terça-feira, 12 de julho de 2011







A equipe multidisciplinar do Centro de Diálise do Hospital de Caridade de Santiago promoveu na tarde de ontem (12), no auditório da Ulbra Polo Santiago, o lançamento do DVD “ Aprendendo a Viver”, informativo que apresenta as histórias de pacientes que realizam hemodiálise no Centro, contando suas vivências, as dificuldades com a doença e a adaptação ao tratamento. Na mesma oportunidade foi feita a apresentação das atividades realizadas, bem como uma explanação sobre a doença renal pelo médico coordenador Eliseu Batista Garcia, com enfoque à prevenção e aos principais fatores de risco, como hipertensão arterial, por exemplo. Além do médico, foi apresentada a equipe multidisciplinar que trabalha diretamente com os mais de trinta e dois pacientes que são atendidos pelo Centro.

LIXO NOS CANTEIROS







Dois canteiros amanheceram com lixo nesta manhã.O fato foi registrado logo cedo na Praça Telmo Becon, Centro da cidade.Além de latas de cerveja, também havia outro tipo de lixo esparramado, este último, podendo ter sido por cachorros que vão à busca de comida.Seguidamente, ao amanhecer se constata lixo sobre os canteiros da Rua Venâncio Aires, onde, quem se utiliza desta prática ignora a existência das lixeiras ao longo da referida rua.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O Centro Empresarial decidiu pela realização da 11ª FECOARTI./ Segundo João Carlos Machado, a ExpoSantiago era formada pela Fecoarti, Expoagro e Festival da Música Crioula de Santiago, com a separação dos eventos, até por questões de custos, já que, a expoagro, por exemplo possui o parque de Exposições para sua realização, o que diminui custos de infraestrutura, o Centro Empresarial decidiu por continuar realizando a Fecoarti- Feira do Comércio Indústria e Artesanato ao moldes antigos, ou seja, trabalhando com a praça da alimentação, exposição no ginasião e salão do automóvel, entre outras atrações que possam surgir. A comissão organizadora da Fecoarti já está montada tendo como presidente – Carlos Alvin de Oliveira; Coordenador Geral João Carlos Machado; Tesoureiro Julio Vargas; Diretor de Eventos Zeca Tamiosso; Infraestrutura – Roger Reges Ross e Comercial – Cleide Orion Fumaco. João Carlos observa que a partir de então a comissão já está elaborando os projetos de custos para a realização do evento que sofrerá algumas mudanças internas produzindo uma feira temática e setorial, como a separação do comércio e indústria, por exemplo, além de melhorar a visitação, inclusive com valor mais acessível para que toda a população possa participar./ Isso segundo João vai depender de outros fatores, como patrocínio o que não será difícil devido ao entusiasmo da comissão na realização da feira como era antigamente./ A principio a 11ª Fecoarti será de 03 a 06 de novembro, respeitando os eventos que já estão agendados, como a Expoagro em Outubro, Feira do Livro e Festival Internacional de Danças./ Indagado sobre o Festival da Música Crioula, João Carlos Machado disse que o mesmo será realizado separado, provavelmente no início de dezembro.//
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado projeto que tipifica, na Legislação Brasileira, a prática da alienação parental, quando pais separados difamam o ex-parceiro para os filhos, usando as crianças e os adolescentes quando a separação não é bem aceita. A proposta prevê punições que vão desde multas e advertências, a inversão da guarda da criança, inclusive pena de detenção. O Projeto segue agora para sanção presidencial.
Tal matéria, a partir de então, vai resguardar a relação que existe entre filhos e pais separados, os quais terão que resolver a situação sem comprometer o vínculo existente, preservando a ligação do filho com a mãe e o pai.
Em muitos casos de separação registrados no País, os filhos eram usados para atingir um ao outro, como se eles tivessem culpa pelo fim do relacionamento matrimonial, tornando as crianças, em especial, verdadeiras vítimas, sem falar no comprometimento psicológico delas frente à situação de separação.
Ainda bem que existem autoridades atentas para este assunto já editorado aqui na Rádio Santiago com objetivo de preservar a relação de pais separados com seus filhos. Convém relembrar, que, em meio a isto, destacam-se casais que acabam com a vida conjugal, mas ficam estreitamente ligados com seus filhos, por acreditarem que eles são os frutos mais importantes de suas vidas, mesmo que cada um tenha que tomar um novo rumo. Inclusive, existem casais que não dependem da Justiça para determinar períodos de visitação dos filhos, e crianças, que sabem compreender o fim da relação de seus pais, por que o assunto é discutido de uma forma inteligente entre ambos, inclusive fortalecendo cada vez mais os laços entre pai, mãe e filho, porque o convívio separado, neste caso, permite consolidar a confiança existente. Já para marido ou mulher que se separam e usam seus filhos para satisfazer seu desejo de insatisfação com o fim da relação, não têm a mínima noção do mal que estão causando. Por isso, felizes os que vivem até o fim de sua existência juntos; mas quando isso não é possível e se tem filhos, é necessário resolver os conflitos matrimoniais, sem atingir a sagrada relação existente entre ambos.