terça-feira, 31 de julho de 2007

PÉ NO FREIO E MÃO NA CONSCIêNCIA

Rodar pelas rodovias brasileiras já se tornou uma aventura perigosa. Não vamos exagerar, mas todos sabem o quanto o perigo ronda a cada curva. Não são as estradas que representam perigo, mas são os motoristas irresponsáveis que dirigem ofensivamente se achando “ases no volante”, mas incapazes de evitar que muitas vidas se percam por causa disso. A mutilação no trânsito, já não chama mais atenção. Virou rotina, e nessa guerra ninguém consegue buscar uma resposta exata para tanta violência. Existem candidatos a motoristas que freqüentam os Centros de Formação de Condutores só mesmo para escapar das multas, mas não para se tornar um motorista de fato. Os carros estão sendo fabricados com mais velocidade e menos proteção para seus ocupantes. No RGS, por exemplo, as rodovias foram construídas para suportar velocidade de no máximo 100 Km/h e tem gente viajando a mais de 120 quilômetros por hora; as ultrapassagens em locais proibidos aliadas ao excesso de velocidade se tornaram as principais causas dos acidentes. De que adianta os pardais, lombadas e outros tipos de “obstáculos” que só servem para arrecadar dinheiro, já que as ocorrências não acontecem nestas áreas controladas pela parafernália eletrônica. Vivemos até hoje, a comoção pela morte brutal de cerca de duzentas pessoas, vitimas de acidente com avião da TAM, em São Paulo, mas esquecemos que a imprudência de motoristas, ciclistas e pedestres mata ainda mais. Somente em um ano, morreram 1.500 pessoas nas ruas e estradas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conforme levantamento do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte. O mesmo departamento informou que 95% das mortes ocorreram por atitudes irresponsáveis, como: dormir no volante, andar em alta velocidade ou dirigir bêbado, além das ultrapassagens irregulares que provocam as colisões frontais. Convidamos você motorista em especial, para de vez “ POR O PE NO FREIO e MÃO NA CONSCIENCIA, pois como diz o ditado popular “ DE NADA ADIANTA CHORAR O LEITE DERRAMADO”.

PELA PAZ NO TRANSITO, E PELO AMOR Á VIDA.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

RACISMO MODERMO

O RACISMO MODERNO

Você já parou para pensar sobre quantas barbaridades foram praticadas em nome do preconceito racial? O Racismo é uma forma de colocar alguém em situação inferior por causa da cor da pele, ou etnia em detrimento de outra que se julga de raça superior. Não é preciso recordar aqui os malefícios sofridos pelo povo negro que até hoje vive escravizado pelo preconceito.
A cota de 40% de vagas para negros e pardos em Universidades, nada mais é do que uma forma nova de discriminação, já que a Constituição Federal garante educação para todos, independente de raças, credo, etc. É difícil admitir que no mundo globalizado e informatizado ainda existam pessoas capazes de distinguir alguém pela cor.
Por todo o Brasil, o negro continua sendo discriminado, seja no emprego, na educação, nas ruas e nos locais de lazer, principalmente àquele que não se enquadra às classes sociais media alta e alta. O negro continua lutando pelo direito de Ser humano, e pelo que tudo indica ainda continua acorrentado ao passado, como se não conquistasse sua liberdade. Aos olhos dos brancos, muitas vezes perde sua identidade que é substituída pela rotulagem de sua raça.
Negros, brancos, ruivos, amarelos, todos possuem o mesmo direito, pois são seres humanos, filhos de um mesmo Deus e habitantes do mesmo Universo. Então por qual razão excluímos nosso irmão pela sua cor? Como perdemos tempo em nossas vidas com ações egoístas que ferem profundamente as pessoas, não só pelo preconceito racial, mas também econômico. Muitas vezes, vimos às pessoas pelo que elas representam economicamente na sociedade e não pelo que elas HUMANAMENTE deveriam ser. Frases como “negrão” e piadas de “preto” já fazem parte do inconsciente coletivo brasileiro. Na luta contra o racismo, o silêncio é omissão, É PRECISO DENUNCIAR.